Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Lanche saud?vel no Medianeira

Segundo a nutricionista Sabrine Richter, cada vez mais médicos e profissionais da saúde têm expressado a preocupação com os maus hábitos alimentares, que causam problemas graves, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, obesidade, câncer, entre outras. Ela ainda explica que, como os hábitos alimentares se formam na infância, a cantina do Colégio Medianeira resolveu apostar em atividades promotoras da saúde. “Optamos por disponibilizar refeições de maior valor nutricional e informações para que os alunos possam assumir atitudes saudáveis, possibilitando o desenvolvimento do bem-estar”, evidencia.
O Projeto Viva Cantina Saudável, que integra toda a comunidade escolar, iniciou com uma pesquisa de opinião entre todos os alunos. Conforme Sabrine, a partir dos resultados obtidos as ações foram direcionadas. Uma delas é o desenvolvimento de promoções que tentam incentivar a troca dos lanches convencionais por produtos mais saudáveis, como frutas, sanduíches naturais, iogurtes e sucos. Além disso, a cada duas semanas na escolinha Medianeira uma dupla de mães se responsabiliza em preparar um lanche saudável para a turma de seus filhos. “Este é um trabalho de educação nutricional que deve refletir diretamente em uma melhor qualidade de vida para todos”, garante a nutricionista.
Mesmo já tendo apresentado retornos significativos, os envolvidos com o projeto explicam que o pleno sucesso só deve ser atingido se toda a comunidade escolar trabalhar unida, debatendo, questionando e sugerindo melhorias. “Trabalhando juntos será possível promover a saúde na escola”, explica Sabrine, e conclui: “O projeto está aproveitando o espaço da cantina para se construir um ambiente educativo, estimulando a integração de temas relacionados à nutrição”.