Por:
Alunos aprendem na escola a ajudar na economia de casa
Lies de economia, de preservao da natureza e de solidariedade nas aulas de matemtica o objetivo do projeto "Viva Bem e Poupe Tambm", proposto pela professora do colgio Medianeira Adriane da Silva Prado - ou a Dica, como a maioria da comunidade escolar a conhece -, e os 27 alunos da quarta srie do educandrio. Segundo ela, o projeto comeou a ser idealizado no incio do ano, ao observar que muitos alunos possuem o hbito de comprar todo o material novo para o reincio das aulas, como cadernos, mochilas, lpis e canetas, entre outros. Em tempos de dificuldade e de preservao ao meio ambiente, a professora salienta que desde cedo que as crianas tm de aprender noes de economia e a preservar o meio ambiente. Sendo assim, os estudantes desenvolvem desde o incio do ano o projeto "Viva Bem e Poupe Tambm", com aes conjuntas vinculadas ao contedo escolar da disciplina de matemtica. Para dar incio ao projeto, Adriane conversou informalmente sobre esses aspectos com os alunos da quarta srie e buscou mostrar aos estudantes que com um pouco de economia, o reaproveitamento de produtos e o controle no consumo, vai sobrar dinheiro para a compra dos produtos com maior necessidade.
Para desenvolver as aes propostas pelo projeto, a professora e os alunos estabeleceram diversas aes vinculadas aos contedos matemticos. Em grupos de cinco ou seis, os estudantes visitaram agncias bancrias da cidade com o objetivo de conhecer o funcionamento da poupana e outros aspectos sobre a estrutura do sistema financeiro. Cada participante ganhou um cofrinho para guardar as suas economias. Ao mesmo tempo, a turma criou um cofre comunitrio, onde cada estudante colou um smbolo. Todas as semanas eles passam nas diversas reas da escola para a arrecadao de contribuies espontneas. "O objetivo fazer a doao do valor arrecadado ou realizar a compra de uma cesta bsica para beneficiar uma entidade, como o hospital, o asilo ou outro local, que ainda dever ser definido", explicou a professora, destacando neste aspecto tambm as lies de solidariedade.
RESULTADOS - Os alunos da professora Dica foram ao mercado pesquisar e comparar preos entre os estabelecimentos, realizando um trabalho com grfico de barras, para comparar os custos de mercadorias. A coordenadora explica que possvel verificar os resultados prticos nos relatos dos alunos. Alguns passaram a chamar a ateno de suas mes, quando pretendiam comprar produtos que eles j possuam.
A atividade seguir at o final do ano nas aulas de Matemtica, mas tambm h o envolvimento de outras disciplinas. Como exemplo, a coordenadora lembra que nas visitas s agncias bancrias houve a participao de outros professores.
Ela explica que a organizao do consumo uma necessidade que deve comear entre as crianas para gerar atitudes de poupana e economia.