Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Novos f?sseis em Candel?ria

Há mais ou menos dois meses o Museu Municipal descobriu na localidade de Sesmaria do Pinhal, a cerca de 12 Km de Candelária, o afloramento de ossos de animais pré-históricos. A partir desta descoberta, foi feito contato com cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que na última semana saíram a campo no município.
A equipe, chefiada pelo paleontólogo diretor do Instituto de Geociências da UFRGS, professor César Leandro Schultz, localizou dois animais diferentes, com uma distância de 10 metros entre um e outro. A partir de observações iniciais, constatou-se que se trata de um Cinodonte (cino: cão – donte: dente), animal de porte médio e herbívoro; e de um Arcossauro (arco: antigo – sauro: lagarto), que tanto pode ser um Rincossauro, animal herbívoro, como um Tecodonte, grande predador carnívoro do período triássico.
Foram dois dias de trabalho intenso, acompanhados de perto pelo Museu com a ajuda de funcionários da prefeitura e de voluntários, como Belarmino Stefanello. Os fósseis foram retirados e protegidos com gesso para o envio ao laboratório em Porto Alegre, onde será feito o preparo do material, isto é, a separação do osso da rocha. Além disso, os cientistas devem estudar os fósseis para terem informações mais precisas sobre os achados.