Por:
Elei??o quinta-feira escolhe novos Conselheiros Tutelares
Na próxima quinta-feira, 10, a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores de Candelária, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – irá realizar a eleição que tem por objetivo escolher os conselheiros tutelares que assumirão os próximos dois anos de mandato. Nesse mesmo dia termina a gestão dos membros atuais. Os conselheiros tutelares são os representantes da sociedade civil para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O trabalho deles consiste basicamente em acionar familiares ou os órgãos públicos para resolver problemas relativos à infância e à adolescência.
Criado a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão da sociedade responsável por garantir os direitos no que se refere à vida, educação, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, além de colocá-los a salvo de toda negligência, discriminação e opressão. Segundo a presidente do CMDCA, a psicóloga Cristiane Pradella, em Candelária o Conselho é composto por cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes.
A eleição direta acontecerá de acordo com a resolução nº 001/2007 aprovada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Candelária. As habilitações dos 12 candidatos foram homologadas pelo Ministério Público, que colabora no processo eletivo. Cristiane informou ainda que a apuração está prevista para as 20h30, e o resultado será divulgado logo após. Os cinco mais votados serão os conselheiros titulares e os outros cinco assumem como suplentes. A posse acontece no dia 11. A remuneração de cada conselheiro titular é de R$ 638,30, o que representa um padrão 5 na escala que estabelece os vencimentos de funcionários públicos municipais.
Os candidatos
Ana Denise Soares
Beatris Regina P. Quevedo
Berenice Feldmann Oliveira
Edineisa Lawall
Fátima Regina Oenning
Glória Ferreira Marques
Graziele Mahl
Marli Gewehr Janhke
Maura Geraci Taborda
Roberta Crespo Moreira
Tania Janete Soares
Vanderlei da Silva
Importante - Somente poderão votar as instituições que enviarem ao CMDCA ou à Assistência Social até quarta-feira, 9, o ofício confirmando o nome do titular e do suplente. Cada votante terá direito a escolher cinco dos candidatos, mas somente poderá votar o titular ou, no seu impedimento, o suplente.
O Colégio Eleitoral - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou a lista do colégio eleitoral que está habilitado a votar nas eleições de quinta-feira. O horário para votação é das 18h30 às 20h. Confira a lista:
Vereadores (todos), Igreja Católica, Igreja Luterana, Igreja Sinodal, Centro Espírita “Em Busca da Luz”, Escola Lepage, Escola Guia Lopes, Escola Professor Penedo, Escola Cristo Rei, Escola Professor Dinarte, Escola Fábio Nackpar dos Santos, Escola Eveline Fonseca de Oliveira, Escola Margarida Lersch Boeck, Escola Gustavo Boeck, Escola São João Batista de La Salle, Escola Christiano Affonso Graeff, Escola São Paulo, Escola Adão Jaime Porto, Rotary Clube, Lions Club Candelária Centro, Lions Club Candelária Botucaraí, Unidade de Ensino Concórdia Ulbra, Folha de Candelária, Jornal de Candelária, Rádio Princesa do Jacuí Ltda., Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Igreja Evangélica Assembléia de Deus “Gideões Missionários”, Igreja Petencostal, Igreja Quadrangular, Igreja Adventista do 7º Dia, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Rádio Triângulo FM, Brigada Militar, Polícia Civil, Acic, OAB, Grêmio Esportivo Juventude, Esporte Clube Atlético Candelariense, Escola Mun. Zenith Heinze, Apae e CMDCA.