Por:
Hoffmann avalia os 19 anos de Cerro Branco
A localidade de Cerro Branco, situada a 230 Km de Porto Alegre, inicialmente pertencia a Cachoeira do Sul. Ligação que se rompeu em 1988, quando, através da lei estadual nº 8.628, foi criado o município de Cerro Branco. Com uma população atual de cerca de 4.500 pessoas, segundo levantamentos do último senso, o município completa neste sábado, 12 de maio, seu 19º aniversário. Quem acompanhou de perto esta trajetória foi o prefeito Jorge Hoffmann, que pelo terceiro mandato está à frente do executivo.
Segundo relatou o empresário do ramo madeireiro, quando assumiu pela primeira vez a prefeitura, no ano de 1996, eram inúmeras suas dúvidas em relação à administração pública, já que não tinha até então nenhuma relação com a política. No entanto, conforme ressaltado pelo próprio prefeito, foi por meio da simplicidade que aprendeu a governar. “Sou um trabalhador pago pelo povo e esta condição gera muita responsabilidade, já que tenho nas minhas mãos o poder de administrar o futuro de todo o município”, explica, ressaltando o apoio de toda sua equipe nesta tarefa.
TRABALHO - O prefeito destaca inúmeras obras que se concretizaram durante seus mais de 10 anos de governo, como a viabilização do asfalto Novo Cabrais/Cerro Branco, construção de núcleos habitacionais no Bairro Rio Branco, seu cuidado com as estradas e pontes do interior para garantir a escoação da produção, entre outras, todas citadas como de significativa importância para o progresso de Cerro Branco. Para o chefe do executivo, todo este trabalho só foi possível com o apoio de seus colaboradores e de toda a população cerro-branquense.
PRINCÍPIOS - Conforme relatou à reportagem da Folha, uma das bases que conduzem seu governo é a saúde, citada por Hoffmann como o carro-chefe de sua administração. Para o prefeito, a questão da saúde é uma prioridade para que a máquina pública funcione. “Se tivermos saúde poderemos lutar pela educação e com esses dois segmentos fortes, conseqüentemente, os resultados serão vistos na agricultura”, explica.
Jorge Hoffmann destaca que, como Cerro Branco é essencialmente agrícola, é necessário que o campo esteja forte para que todo o município prospere. “A prefeitura está consciente da crise em que está mergulhada a agricultura, mas estamos constantemente buscando alternativas para que o produtor agregue renda e possa continuar produzindo”, pondera. Com tentativas frustradas de se atrair indústrias para o município, o prefeito garante que, para que outras oportunidades de emprego surjam, é necessário que todos estejam unidos a favor de uma saúde de qualidade, de uma boa educação e de uma agricultura com raízes fortes.
FUTURO - Segundo a legislação eleitoral, como Jorge Hoffmann foi reeleito, nas próximas eleições ele não poderá se candidatar novamente ao cargo de prefeito. No entanto, ele se diz com a sensação de dever cumprido pelo trabalho que desenvolveu à frente do executivo e que deseja aproveitar os últimos meses de administração para deixar a casa bem estruturada, com projetos em andamento que garantam a continuidade do crescimento do município. “Assim como faço há três mandatos, vou continuar realizando um trabalho íntegro para que Cerro Branco continue forte, como uma grande família”, garante, evidenciando sua esperança de que o próximo governante seja uma pessoa de caráter, que faça tudo com transparência e honestidade e trabalhe ao lado do povo.