Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

M?e jovem, moderna e coruja

Em tempos remotos, a mulher nascia e era educada com o único e prevalente propósito de ser uma boa dona-de-casa. Com o passar dos anos as coisas foram mudando significativamente, assim como a lista de prioridades femininas. No entanto, apesar de ter cada vez mais espaço na sociedade e no competitivo mercado de trabalho, as mulheres não deixaram de lado o vínculo que mantêm com a maternidade. A possibilidade de gerar a vida e de se tornar mãe habita o imaginário da grande maioria. Mas como harmonizar tantas coisas ao mesmo tempo? A personagem principal desta história, Vanessa Braga Faber, sabe exatamente a resposta para esta pergunta.
Mulher jovem e contemporânea, Vanessa se formou em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, onde também concluiu sua pós-graduação em Supervisão Escolar. Pouco tempo depois, em outubro de 2001, casou-se com Luciano Faber. Trabalho, casa e marido passaram a fazer parte do seu dia-a-dia, mas nessa combinação faltava um ingrediente importante. “Sempre sonhei em ser mãe e sempre quis uma menina”, conta. Seu desejo tornou-se realidade em 6 de setembro de 2003, quando veio ao mundo sua filha Eduarda, hoje com 3 anos. “Foi um presente de Deus. A Eduarda foi esperada com expectativa por todos. Ela é a estrelinha da nossa família”, relata, lembrando que a filha nasceu exatamente na data em que ela e o marido comemoram aniversário de início de namoro.
Hoje, aos 27 anos, Vanessa se divide entre o lar, o casamento, a filha e o trabalho. Diretora da escola Christiano Graeff, ela evidencia que essa maratona diária é bem complicada, mas muito boa e gratificante. “Consigo conciliar todas as coisas e faço tudo com muito carinho. Exerço com empenho minha profissão, valorizo todos os momentos com a minha família e sou uma mãe bastante dedicada e muito coruja”, explica. Ela conta que está sempre presente na vida da primogênita e que nunca deixou de participar de nenhuma atividade da pequena Eduarda. “Arrumo minha filha, levo para a escola, ajudo no tema e ainda temos muitos momentos de lazer e brincadeiras”, garante.
Para Vanessa, o apoio do marido é de suma importância para que consiga levar uma vida regrada. “O Luciano, assim como eu, também trabalha bastante, mas é um pai bastante presente e me ajuda muito. Nós procuramos conversar muito com a Eduarda, dar atenção incondicional e explicar desde cedo as coisas da vida para que ela cresça uma criança completa e consciente da realidade do mundo”, pondera. Para o casal, tempo e espaço para a família são uma opção de vida e, além de dedicação à filha, eles também reservam tempo para momentos a dois. “Não é porque sou mãe que deixei de lado ser mulher”, explica.
DIA DAS MÃES – Segundo Vanessa, este vai ser o terceiro Dia das Mães ao lado de sua filha Eduarda, citada como a maior realização de sua vida. “Tudo o que fizemos é pensando nela e vale muito e pena. Amor demais não faz mal a ninguém”, conclui. E parece que, pelo menos por enquanto, ela terá lugar cativo no seio familiar, já que Vanessa não projeta outros filhos no momento.