Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Acic sedia quinta reuni?o da regional do Vale do Rio Pardo da Fiergs

A Associação do Comércio e Indústria de Candelária – Acic – sedia na próxima quinta-feira, 17, a reunião periódica da 6ª Regional do Vale do Rio Pardo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – Fiergs. Segundo o presidente da Acic, Clairton Kleinert, a reunião acontece no auditório da associação com início às 17h. Na pauta, estarão assuntos como a apresentação do Projeto de Biodiesel pela Unisc, de Santa Cruz do Sul, e a apresentação do Plano diretor de Candelária, também por técnicos da universidade.
Às 18h, a Fiergs estará fazendo uma demonstração de uma ferramenta para avaliar a conveniência de exercer ou não a opção pelo enquadramento na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Segundo o coordenador de articulação empresarial da entidade, Jorge Serpa, o programa visa exercitar cálculos para a verificação do impacto que a opção pelo regime tributário (lucro real, lucro presumido e Super Simples) trará para os resultados econômicos de cada empresa. “Para conhecer a ferramenta, estão sendo convidados os empresários associados da Acic e também os escritórios de contabilidade, que deverão fazer uso do sistema pretendido pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, destacou. A apresentação do software será feita pelo técnico executivo da Copemi – Conselho da Pequena e Micro Indústria – Alexandre Benites.

SUPERSIMPLES – Serpa esclareceu ainda que a instituição do Simples Nacional, também conhecido como Supersimples, deverá ter início em julho, e representa o novo sistema de tributação das micro e pequenas empresas, substituindo o atual Simples Federal. O Supersimples reúne seis tributos federais (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, Pis/Pasep e INSS patronal) mais o ICMS estadual e o ISS municipal, e possibilita que outros segmentos do setor de serviços possam entrar no sistema. O simulador é utilizado via internet e possibilita aos empresários terem uma idéia das vantagens, ou não, de optarem pela entrada de suas empresas no Supersimples. Como a Lei Geral tem abrangência nacional mas não revoga os benefícios já existentes nos estados, o simulador da Fiergs é direcionado aos empresários locais e leva em conta, além do Supersimples, o Simples Gaúcho, que isenta da cobrança de ICMS empresas com receita bruta mensal de até R$ 244 mil.
As confirmações de presença e maiores informações podem ser obtidas na sede da Acic ou pelo telefone 3743 1500.

O programa
17 h – Apresentação do projeto Biodiesel, pelo Pólo de Modernização Teconlógica do Vale do Rio Pardo da Unisc;
17h45 – Apresentação do Plano Diretor de Candelária, pelo Núcleo de Planejamento Urbano da Unisc;
18h – Apresentação do Simulador do Simples Nacional, pelo Conselho da Perquena e Micro Indústria –Copemi/Fiergs.