Por:
15 de maio: Dia do Assistente Social
Hoje, 15, é comemorado o Dia do Assistente Social, profissional que exerce sua atividade no atendimento às necessidades sociais da população, garantindo e defendendo direitos de cidadania. A profissão de nível superior, regulamentada pela lei 8.662/ possui Código de Ética Profissional e organizações que fiscalizam e protegem o exercício profissional, como o Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais de Serviço Social.
Os assistentes sociais atuam nas políticas públicas através de entidades governamentais e privadas e têm competência e atribuições específicas para a atuação em diferentes políticas sociais, como assistência social, previdência, saúde, educação, habitação, criança e adolescente, idoso, hospital, entre outros. Também são responsáveis pela elaboração, coordenação, execução e avaliação de programas e projetos que visam a expansão dos direitos sociais.
Em Candelária, a secretaria municipal de Assistência Social conta com o apoio da profissional Leila Marisa Ferreira Oliveira, que há sete anos presta seus serviços. Segundo a secretária, Lurdes Ellwanger, a assistente social trabalha de maneira brilhante, realizando suas tarefas e da secretaria com muito discernimento, atenção, carinho e competência. “Ela orgulha a sua classe e é exemplo de ética e responsabilidade a ser seguido por profissionais de todas as áreas”, destaca Lurdes, parabenizando Leila.
O que é a assistência social?
É uma política pública de atenção e defesa de direitos regulamentada pela Lei Orgânica de Assistência Social. Destina-se à população mais vulnerável com o objetivo de superar exclusões sociais, defender e vigiar os direitos de cidadania e de dignidade humana.