Por: Diego Foppa
Expoagro Afubra inicia nesta terça
Feira voltada à agricultura familiar prossegue até a próxima sexta, 22, com entrada gratuita e novidades em tecnologia
Inicia na manhã desta terça, 19, a 22ª Expoagro Afubra, uma das mais importantes feiras da agricultura familiar brasileira. A solenidade de abertura está programada para as 9h. O segmento, que responde pela produção de 70% dos alimentos consumidos no país, será o foco do Parque de Exposições da Parque de Exposições da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) até sexta, 22.
O evento conta com mais de 500 expositores e se realiza em uma área de 35 hectares, situada na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. Em 2023, a exposição atraiu 186 mil visitantes e gerou um recorde de R$ 347,3 milhões em receita.Os destaques da programação de 2024 estão nas atividades relacionadas à transição energética e à permanência dos jovens no campo. Uma das novidades, inclusive, está na Arena de Robótica, localizada no Espaço de Inovação do Agro.
Conforme o coordenador geral da Expoagro Afubra, os quatro dias de evento são resultado de um ano inteiro de preparação que une a Afubra, diversos parceiros e os expositores e patrocinadores. “Buscamos sempre proporcionar que a programação de palestras e debates traga o que há de mais avançado, tudo com sugestões tecnológicas e de ideias inovadoras em diversos nichos de atividades, além de trazer informações sobre políticas públicas para o produtor rural”, relata. “E neste ano não será diferente. Queremos que, quem venha à feira, saia dela com, pelo menos, uma nova ideia para a sua atividade”, complementa.
Com programação das 8 às 18h, as atrações se estendem por todo o parque, especialmente no Espaço de Inovação do Agro, nos estandes dos expositores, no Pavilhão da Agricultura Familiar, em auditórios de palestras e nas lavouras demonstrativas. São mais de 500 expositores instalados no parque, todos comprometidos com o propósito da feira, que é levar soluções inovadoras e novas tecnologias para o produtor rural, em especial aqueles que desempenham suas atividades em pequenas propriedades. Uma atração é proporcionada pelo conjunto das 216 agroindústrias que comercializarão os mais diversos itens produzidos em empreendimentos localizados em 110 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul.