Logo Folha de Candelária
Opinião 07/01/2021 16:35
Por: Redação

Por Erni Bender: As belezas do Rio Grande (Final)

O Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo. Outro local de grande exuberância é o ponto dos cânions do Rio Grande, em Cambará do Sul, na divisa com Santa Catarina

Muito bem, para terminar a série sobre as belezas do Rio Grande, selecionei três lugares imperdíveis de conhecer. O primeiro deles é o Salto do Yucumã, próximo ao município de Tenente Portela, distante a aproximadamente 400 km de Candelária. O Salto fica dentro do Parque do Turvo e, do portal de entrada até esse ponto turístico, você atravessa 15 km por uma estrada de chão, cercada de mata virgem, até o estacionamento. Vá com olhos de quem quer ver e você se surpreenderá com os animais que encontrará no trajeto. Tem inclusive onças (não, infelizmente não vi) num local onde é possível seguir a pé por 500 metros até o salto através de uma trilha muito fácil. O Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros. Imaginou? 1.800 metros de cascata. É uma visão ímpar. A altura das quedas varia conforme o nível do Rio Uruguai, podendo chegar a até 20 metros de altura (quando fui estava no máximo a 7 metros) e o canal que se forma tem profundidade média de 90 metros, ou seja, muito profundo, muita água turbulenta, uma mostra do poder das águas e da natureza. É importante salientar que em certas épocas as quedas ficam encobertas pelas águas, então é preciso ficar atento. A hora certa é quando o rio está baixo. Garanto que você não se arrepende.

Outro local de grande exuberância é o ponto dos cânions do Rio Grande, em Cambará do Sul (330 km de Candelária), na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São vales com encostas que se estendem por muitos quilômetros, atingindo grandes profundidades. Para se ter uma ideia, no Cânion Fortaleza, do alto da pedra até o rio abaixo, são 1.360 metros. Do local, em dia de sol, pode-se avistar o mar e as cidades litorâneas. Eu tive essa sorte. Além do Fortaleza, o Itaimbezinho é também de grande beleza, e são apenas estes dois, dos seis existentes, em que é possível a visitação.

Tem muitas outras localidades de grande beleza no nosso Rio Grande do Sul, mas eu vou encerrar falando da Reserva do Taim (420 km de Candelária), belíssima com flora e fauna peculiar. A BR 471 corta a reserva em 16 km. Para se ter uma ideia da diversidade, levei duas horas para atravessar os 16 km. Além de belos pássaros, capivaras e outros animais, é possível ver jacarés, com um pouco de sorte. Tive que procurar já que o dia não era de sol e havia muita neblina. Graças a uma lente poderosa de minha máquina fotográfica, pude fotografar o “bicho”, que está documentado no meu Instagram (@bendertri).

O mundo inteiro tem belezas naturais e outras construídas pelo homem. Eu não viajei pelo mundo, viajei pelo Brasil, e afirmo que nosso Estado tem belezas inigualáveis. É só abrir a mente, se despir de preconceitos e visitar, olhar com olhos de quem quer ver e se deliciar com tudo o que o Rio Grande do Sul apresenta. Nas suas próximas férias, programe uma viagem pelo nosso Estado, afinal, não podemos conhecer o mundo sem conhecer o nosso “quintal"? Boa viagem!