Por:
Cuidado na hora da poda de ?rvores
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Orlando Kochenborger, o manual de arborização urbana, elaborado pela administração municipal recentemente, foi distribuído para todos os membros da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) e também para outras 100 empresas e entidades do município. Segundo ele, esta iniciativa pretende melhor difundir as normas do livreto, já que há grande fluxo de pessoas nesses estabelecimentos. A idéia é que toda a população tome conhecimento da necessidade da arborização e tenha informações precisas sobre corte, plantio e poda, assunto que vem tendo muita repercussão nos últimos tempos.
O secretário lembra aos moradores e comerciantes da avenida Pereira Rego que este ano não serão feitas podas nas árvores da alameda, a não ser em casos especiais a serem analisados pela secretaria. “Neste primeiro momento estamos começando o trabalho de plantio das sibipirunas. Assim que elas tiverem porte adequado e estiverem dando sombra, vamos começar a substituir as antigas tipuanas, como prevê a lei”, esclarece.
Nas demais ruas da cidade, as pessoas devem solicitar a licença de poda junto à secretaria. Kochenborger destaca que é preciso que as pessoas prestem bastante atenção e não façam podas drásticas e com objetos de corte inadequados. “A recomendação é de podar no máximo 50% da árvore. Mais do que isso é poda predatória e pode dar multa. Existem sistemas simples de correção sem depredação”, explica. Já em relação às árvores que estiverem próximas aos fios, o secretário informa que as pessoas devem se dirigir à AES Sul, conforme prevê a lei 132, artigo 20, parágrafo 3º, que afirma que este tipo de poda é de responsabilidade exclusiva das concessionárias de serviços públicos.