Logo Folha de Candelária
09/11/2010 11:33
Por:

Municpio promover cursos para qualificar atendimento ao turista

Os municpios que integram a Associao de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) esto organizando cursos de qualificao s suas respectivas comunidades com o objetivo de melhorar o atendimento prestado aos visitantes. Todas as pessoas que, direta ou indiretamente, possuam alguma relao com o turista so aptas a participar. Entre elas: funcionrios de hotis, pousadas, restaurantes e bares; recepcionistas; atendentes de centros de informaes, postos de gasolina e comrcio; taxistas e policiais militares. Em Candelria, as inscries podem ser feitas at o prximo dia 20 na secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (situada na Casa de Cultura Marco Mallmann). O curso ser desenvolvido em cinco mdulos (trs presenciais e dois distncia), tarde e noite, e no ter nenhum custo aos participantes. O primeiro (confira box) acontecer entre os dias 23 e 25 deste ms - em local a ser definido - e ser ministrado pela coordenadora do curso de Turismo da Unisc, professora Rgia Maria Eichenberg. De acordo com o chefe do ncleo de desenvolvimento turstico do municpio, Felipe Rathke, os quatro mdulos restantes devem ser oferecidos possivelmente no prximo ano. Segundo ele, essa ser uma tima oportunidade para incrementar o currculo de quem atua na rea. Alm disso, servir de mecanismo para melhorar a receptividade prestada aos turistas. RECURSOS - O curso ser ministrado com recursos da Consulta Popular de 2007, no valor de R$ 150 mil, que sero rateados entre 15 municpios da Aturvarp. Alm de Candelria foram contempladas as cidades de Boqueiro do Leo, Encruzilhada, General Cmara, Herveiras, Mato Leito, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venncio Aires e Vera Cruz. Maiores informaes pelo telefone 3743 2453 com Felipe. Os mdulos I - Sensibilizao ao turismo para o trade turstico e a comunidade local. Atendimento ao turista para taxistas, Brigada Militar e atendentes de postos de gasolina. II - Atendimento ao turista para atendentes de centros de informaes tursticas, recepcionistas de eventos e comrcio local. III - Atendimento ao turista para funcionrios de hotis, pousadas, restaurantes e bares. IV - Sensibilizao e capacitao de professores do ensino fundamental sobre a importncia do turismo.* V - Capacitao para gesto em turismo para gestores pblicos.* * Ministrados distncia