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Geral 29/04/2022 09:55
Por: Odete Jochims

A rotina de acidentes da ERS-400

Moradores da região convivem com a recorrência de emergências na rodovia e reclamam de promessas exageradas e falta de manutenção básica

  •  Patrícia e Laércio Zago moram na beira da ERS-400
  • Deputado Adolfo Brito se reuniu com Diretor Geral do Daer na segunda, 25
  •  Sinalização do trecho está encoberta pela vegetação

Quem transita hoje pela sinuosa ERS-400 se depara com dois elementos contrastantes. De um lado, diversos banners trazem promessas e cobranças a respeito de uma duplicação ou uma terceira faixa. Por outro lado, a vegetação já está grande a ponto de obstruir placas de alerta sobre as curvas e impedir o trânsito de pedestres na via, obrigando-os a invadir a pista.

Para quem mora na região, emergências na pista já fazem parte da rotina. Na semana anterior, por exemplo, foram registrados diversos incidentes na ERS-400. De terça, 19, a quinta, 21, foram cinco ocorrências no intervalo de, no máximo, 14 km entre elas. Todas ocorreram próximo ao trecho popularmente conhecido como Curva das Cobras, resultando em danos materiais, feridos e lentidão no trânsito.

“Quando escutamos o barulho das sirenes, já sabemos do que se trata”, explica Láercio Zago, fumicultor que mora nas redondezas há pelo menos 25 anos. Ele e sua esposa, Patrícia Zago, afirmam que os dedos do corpo não são suficientes para contarem quantos acidentes já presenciaram. Inclusive, há cerca de 8 anos atrás, uma carreta que saiu da pista chegou a colidir com a morada da família.

Ao serem perguntados sobre as promessas contidas nos banners, Laércio tem para si que se trata de uma ideia distante. Laércio e Patrícia enfatizam que obras como a duplicação ou a implementação de uma terceira via seriam bastante complexas. “Como vamos acreditar que algo assim será realizado se nem o básico vem sendo feito? Esses dias nós mesmos tivemos que roçar a vegetação, porque as crianças sequer tinham espaço para caminhar com segurança para a escola”, desabafa.

Segundo o presidente executivo dos Bombeiros Voluntários de Candelária, Arzelio Strassburger, o trecho possui sinalização, mas a sua visibilidade está encoberta pela vegetação. Como recomendação de segurança, Strassburger enfatiza a importância da prudência e da manutenção veicular para evitar novos acidentes. De acordo com ele, muitas pessoas que se acidentam também não conhecem bem o trecho. “Desde que comecei a atuar nos bombeiros, há quase 14 anos atrás, já tivemos 51 vítimas fatais no trecho que vai do km 0 ao 27 da ERS-400”, conta.

Projeto técnico para terceira pista está em tramitação jurídica

Uma das reivindicações para a ERS-400, a criação de uma terceira pista, já está com licitação para projeto técnico em andamento. Nesta etapa, serão previstos todos os aspectos da obra tais como: questão ambiental, de infraestrutura e o orçamento detalhado do seu custo final. O processo licitatório teve início em janeiro deste ano. Segundo a Central de Licitações do Rio Grande do Sul (Celic), a empresa INCORP foi a vencedora, mas ainda há espaço para que outras empresas recorram do resultado.

Segundo a assessoria do deputado estadual Adolfo Brito (Progressistas), o parlamentar teve uma longa audiência com o Diretor Geral do Daer na segunda, 25, para debater os projetos da região Centro-Serra. De acordo com o deputado, tão logo haja encerramento da pendência jurídica, o estado poderá marcar data para assinatura do contrato. Uma vez que isso aconteça, será possível dar início aos trabalhos do projeto técnico da terceira pista na ERS 400.