Logo Folha de Candelária
Geral 10/08/2023 18:46
Por: Charles Silva

Inadimplência em Candelária é 30% menor do que a média estadual

Apenas 22% dos candelarienses estão enfrentando restrições de crédito, um índice consideravelmente inferior à média estadual e nacional, que se mantêm em torno de 30%

Em meio a um cenário econômico marcado por incertezas e desafios, Candelária tem se destacado por apresentar uma baixa taxa de inadimplência em comparação com as médias estaduais e nacionais. Dados recentes, divulgados pela Associação do Comércio e Indústria de Candelária (ACIC), revelam que apenas 22% dos candelarienses estão enfrentando restrições de crédito, um índice consideravelmente inferior à média estadual e nacional, que se mantêm em torno de 30%.

Uma análise mais aprofundada das estatísticas revela que a faixa etária mais impactada pela inadimplência está entre 25 e 34 anos, representando aproximadamente 25% do total de casos. Essa faixa etária, muitas vezes enfrenta problemas associados ao início de seu processo de independência e, comumente, acaba acarretando em problemas de crédito. Quanto a situação socioeconômica da população com restrições de crédito. Cerca de 60% dos candelarienses com dívidas ativas possuem renda inferior a um salário mínimo.

Para a presidente da ACIC, Ivânia Portella, os dados acima evidenciam uma forte cultura de responsabilidade financeira dentro da comunidade e destacam a resiliência financeira dos candelarienses, que mesmo com pouco recursos lutam para manter o nome “limpo” na praça. Segundo Fernando Lersch, vice-presidente da associação, o dado também é muito importante para as empresas do município, que com o dinheiro entrado no caixa, podem continuar renovando seus estoques e cumprindo com suas obrigações legais.

De acordo com o Secretário da Indústria e Comércio, Flávio Karnopp, o índice é reflexo do alto número de empregos que vem sendo gerados em Candelária nos últimos anos. Karnopp aponta que, graças aos investimento dos Poder Público, muitas empresas tem expandido seu quadro de funcionários, fazendo com que o município lidere os rankings de empregos na região e, consequentemente, garantindo um maior poder aquisitivo à população.