Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

?nio Rohde assume as Obras?nio Rohde assume as Obras

Uma cerimônia ocorrida na tarde da última segunda-feira, 4, no gabinete do prefeito Lauro Mainardi, marcou a segunda troca de comando em secretarias municipais desde que ele assumiu o comando da prefeitura, em janeiro de 2004. Ênio Rohde foi nomeado o novo secretário de Obras, em substituição a João Francisco Rodrigues da Silva, que ocupou a pasta por quase dois anos e meio. Indagado sobre o porquê da troca, Lauro salientou que foi um processo natural, e também que foi levado em conta o desgaste a que estão sujeitos os chefes da pasta por esta ser a mais dinâmica de todas as secretarias. O próprio João Francisco foi quem solicitou seu afastamento da Obras, mas continuará no governo, agora como diretor do departamento de arrecadação da prefeitura e responsável pelo gerenciamento das obras da Gazin pertinentes à municipalidade. “Temos um apreço especial pelo João Francisco, que demonstrou ser um excelente cidadão, um companheiro fiel e que não deixou nada a desejar; pelo contrário, mostrou superação e um despreendimento invejável”, elogiou.
GERENCIAMENTO – O secretário que assumiu na segunda-feira esteve ontem na redação da Folha para falar sobre seu plano de gerenciamento da secretaria de Obras, que tem em seu quadro funcional quase 100 pessoas. Para Ênio Rohde, passa pela descentralização do poder e pela autonomia dos capatazes e encarregados o resultado final dos trabalhos. Para tanto, ele irá se reunir periodicamente com os chefes da secretaria para delegar as funções e que visam um atendimento qualificado à população do município. “Inevitavelmente temos que colocar a hierarquia em prática e cobrar resultados, afinal a prefeitura trabalha para o povo e passa pela secretaria de Obras grande parte destes serviços”, observou. O secretário ponderou que o parque de máquinas, em razão da extensa malha viária do município, é deficitário, mas que a chegada das duas novas patrolas e da nova retroescavadeira darão um impulso singular na execução dos serviços, principalmente na recuperação das estradas do interior. No entanto, é fato notório que o término das obras da Gazin é a prioridade do governo, por isso esclarece que todos os esforços estarão concentrados lá. Com uma vasta bagagem administrativa, Rohde ressaltou que “passa pela relação interpessoal e no respeito com o quadro funcional o resultado de todas as ações”.
FUCHS FOI O PRIMEIRO - O primeiro secretário a deixar o governo de Lauro Mainardi foi Iraí Fuchs, da Agricultura. No dia 29 de setembro de 2005, ele próprio solicitou sua exoneração, alegando assuntos de foro íntimo e interesses estritamente pessoais. No seu lugar, assumiu Orlando Kochenborger.

João Franscisco avalia trabalho
Por dois anos e meio João Francisco Rodrigues da Silva esteve à frente da secretaria municipal de Obras, assumindo agora a direção do departamento de arrecadação da prefeitura. Conforme ele mesmo explica, quando assumiu o cargo, em janeiro de 2005, não tinha nenhuma experiência, já que nunca havia trabalhado no setor. “Tive que me dedicar em tempo integral para aprender os encargos da função. Como não tinha conhecimentos, precisei trabalhar muito para me superar e mostrar para mim mesmo e para toda a sociedade a minha capacidade”, relata. Em sua avaliação sobre o trabalho desenvolvido, o ex-secretário garante que sua dedicação para a secretaria foi integral, com propósitos bastante definidos. “Abandonei outros afazeres e até mesmo meu lazer para me dedicar integralmente ao que de mais de urgente precisava ser feito”, explica, destacando seu empenho em relação a pontes e bueiros no município. “Fiz o máximo que pude nesses dois anos e meio. Nunca trabalhei para nenhum partido político, trabalhei como secretário de Candelária. Saio com a consciência tranqüila e feliz por tudo o que fiz”.