Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Deficientes t?m oportunidade de trabalho em Santa Cruz do Sul

Até pouco tempo atrás as oportunidades de emprego em Candelária para pessoas portadoras de deficiência se resumiam à Apae e a outra entidade que já não tem mais atividades no município. Foi devido a esta carência que a secretaria municipal de Assistência Social resolveu criar um grupo diferenciado em meados de 2006, iniciativa administrada pela própria secretaria e pelo Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades.
Foi a concepção desta idéia que possibilitou oportunidades de emprego para muitas pessoas do município antes excluídas do mercado de trabalho. A fumageira Souza Cruz, sabendo da existência do grupo, contatou os envolvidos e solicitou profissionais para atuarem na empresa, já que atualmente 5% de seu quadro de funcionários precisa ser de pessoas portadoras de deficiência. Depois de alguns testes e exames médicos, nove candelarienses garantiram suas vagas e hoje se deslocam diariamente para trabalhar em Santa Cruz do Sul.
Segundo a pedagoga Cristiele Fagundes, da secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, o grupo trabalha de segunda a sábado e, além dos salários, recebe assessoramento médico da fumageira. Conforme Cristiele, a Assistência Social ainda continua prestando acompanhamento a estas pessoas e suas famílias. “A intenção é estender o projeto para o próximo ano, com expectativa de maior número de vagas para Candelária”, antecipa.
PRIMEIRO EMPREGO – A jovem Ana Cláudia Oliveira Rosa, de 18 anos, é uma das candelarienses que estão trabalhando em Santa Cruz do Sul. Solteira e mãe de um filho de 10 meses, Ana Cláudia é portadora de deficiência auditiva e comemora seu primeiro emprego com carteira assinada. O salário que recebe, juntamente com recursos do programa Bolsa-Família, são a única renda da família, que tem 10 pessoas.