Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

A hist?ria do futsal candelariense

Em 2003, o Departamento de Esportes da prefeitura organiza pela primeira vez no município um super-campeonato dividido em cinco categorias: livre (13 equipes), veteranos (seis), infanto-juvenil (seis), infantil (nove) e feminino (cinco ), totalizando 39 inscritos. A categoria feminina é disputada pela primeira vez no município. Somente a categoria livre é fechada para jogadores e equipes de Candelária. As demais categorias contam com jogadores e equipes de outros municípios. Na categoria livre, após duas fases, as semifinais apontam os cruzamentos entre KDV/Retão x Christiano Graeff e Marvados x Mariano. Na primeira semifinal, a equipe do Cristiano Graeff vence as duas partidas frente ao KDV, por 5x1 e 3x1. Já o tradicional clássico Marvados x Mariano é decidido apenas na morte súbita, pois nas duas partidas houve empate em 4x4 e 1x1. Marco Garcia faz o gol da classificação do Marvados. Na final, Marvados x Christiano Graeff. O jogo marca o duelo da experiência contra a juventude. Na primeira partida o Marvados vence com facilidade os jovens da Christiano por 5x2. No segundo jogo, os meninos da Vila Ewaldo Prass realizam uma partida épica e quase levam a decisão para a morte súbita. Marco Kohl faz o gol que dá o tri-campeonato municipal ao Marvados em um empate sensacional de 7x7. O time campeão, treinado por José Luiz Gomes, foi formado com Beto, Gerson, Garcia, Márcio Soares, Itamar, Marcelo Goelzer, Marco Kohl, Nereu, Cléber, Evandro, Iuri e Dilamar. Excudetto, de Santa Cruz do Sul, no feminino, New Boys, do mesmo município, na categoria infantil, Olarias de Candelária, na infanto-juvenil, e Minetto, de Sobradinho, nos veteranos, são os outros campeões do certame.

O MAIOR MUNICIPAL - A exemplo de 2003, o Municipal de Futsal de 2004 contou novamente com cinco categorias e com 45 equipes inscritas. Foi o maior certame já realizado em Candelária, com 16 equipes na livre, 11 na infanto/juvenil, oito na mirim, quatro nos veteranos e cinco na categoria feminino. Na categoria livre, após duas fases, se enfrentam novamente nas semifinais KDV/Retão/Candy x Christiano Graeff e Marvados x CFC Machado (ex - Mariano). Desta vez o KDV é quem dá as cartas e vence o adversário nas duas partidas por 7x3 e 5x1, se habilitando à final. Na outra semifinal, mais um clássico entre os principais rivais do futsal candelariense: Marvados e CFC Machado. Na primeira partida, vitória do Marvados por 4x0. No segundo jogo, o CFC Machado dá o troco e vence por 4x1. Na prorrogação, brilha a estrela do veterano goleador Marco Kohl, que faz o gol na morte súbita e classifica o Marvados para mais uma final em municipal, a décima seguida na história, englobando certames municipais e regionais. Na final, Marvados x KDV/Retão/Candy realizam mais um duelo da experiência contra a juventude. A jovem equipe do KDV, comandada por Joel Pereira Nunes e Donato Kaercher não deu chances aos campeões e venceu as duas partidas por 4x2 e 8x0. A segunda partida da final ficou marcada por um fato negativo com um grande desportista de nosso município, Márcio Soares. O fixo do Marvados, em uma dividida de bola com Bafinho, sofreu uma fratura na perna direita, fato que acabou abalando a equipe do Marvados. O fato inusitado se refletiu no placar final, mas não tirou os méritos da brilhante conquista do KDV. O time campeão atuou com Geraldo, Felipe, César, André Almeida, Rafael Vezentini, Bafinho, Felipe Saraiva, Ândrius, Greg, Motta, Bafo e Alemão. Os demais campeões naquele ano foram o Excudetto (feminino), Juventude (mirim), Medianeira (infanto-juvenil) e Salto do Jacuí (veteranos).

REGIONAIS - Na quinta edição do Campeonato Regional de Futsal, disputado em 2003, 10 equipes participaram do certame. Marvados x Mariano/CFC Machaddo realizam a quarta final em cinco anos. Na primeira partida, vitória do Mariano por 8x6. No segundo jogo, o Marvados vence por 5x3. Mas na morte súbita, Jean bate tiro livre indefensável para o goleiro Beto, do Marvados, e o Mariano conquista o bi-campeonato regional. O time campeão, treinado por Flávio Kochenborger, foi formado com Daltro, Pantera, Guti, César, Fabio, Batista, Émerson, Jé, Pinga, Alvonei, Pirulito e Jean. A sexta edição do regional em 2004 contou com a participação de oito equipes. O Departamento de Esportes também decide organizar um certame de veteranos só com equipes e jogadores nascidos em Candelária, no qual participam cinco equipes. O atual campeão Mariano não participa do campeonato. Na final da categoria livre, Marvados x Vale do Sol. No primeiro jogo, vitória de Vale do Sol por 3x1. Na segunda partida, o Marvados reverte a situação e vence por 5x3. Na morte súbita, o pivô Carlinhos, de Venâncio Aires, acerta um belo chute no ângulo de Beto e decreta pela primeira vez na história o título para a equipe do Vale do Sol, quebrando a hegemonia candelariense. O time treinado por Clóvis Borba atuou com Jair, Xuxa, Paulinho, Kiko, Carlinhos, Medeiros, Alex, Fernando e Redondo. Nos veteranos, a equipe da La Pelle conquista o título.

Copa Olarias de Futsal: 1º campeonato de âmbito municipal no interior
Por iniciativa da diretoria do Grêmio Esportivo Olarias, é realizado pela primeira vez em 2003 a Copa Olarias de Futsal. Este certame foi caracterizado por ser o primeiro a ser realizado em âmbito municipal, disputado no interior de Candelária. Sete equipes disputaram os jogos realizados no ginásio do Olarias na localidade de Linha do Rio. O campeonato consagrou a equipe do Posto Esquinão, que na final venceu o Olarias nas duas partidas por 8x3 e 5x4. O time campeão foi treinado por Marlon Scherer, e o plantel formado com Marcelo, Gerson, Jacomini, André, Leandro, Eroni, Abel e Xandy. Na segunda edição, em 2004, foram 11 as equipes participantes. Na final se enfrentaram o atual campeão, Posto Esquinão e Wollmann. O Esquinão vez valer o retrospecto da primeira edição e venceu as duas partidas decisivas por 6x2 e 5x3, conquistando o bi-campeonato. O time campeão teve Marcão, Valter, Joni, André, Dente, Meinha, Nataniel, César Weiss e Abel, e foi novamente treinado por Marlon Scherer.