Por:
A democracia como ferramenta de mudan
A prefeitura municipal de Candelária, por meio da secretaria municipal de Educação, está lançando esta semana o Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo, que visa, entre outras coisas, promover ações que despertem os alunos para o exercício da cidadania a partir do contexto escolar, para que possam construir conceitos e reconhecer a importância do comprometimento político como base nos valores democráticos. Segundo a secretária de Educação, Carine Carvalho, é preciso politizar os jovens para que estejam preparados para participar ativamente na sociedade. “É através da democratização séria que temos condições de mudanças nesse país”, justifica.
Participarão do projeto alunos de 5ª a 8ª série das escolas municipais Adão Jaime Porto, da Picada Escura, Christiano Affonso Graeff, da Vila Ewaldo Prass, Percílio Joaquim da Silveira, da Vila Fátima, São João Batista de La Salle, da vila Marilene, e São Paulo, da Linha do Rio. O período de realização, conforme explicou os organizadores, é desta terça-feira, 19, até o dia 10 de agosto, data de culminância da ação. Ainda nesta quarta-feira, 20, o projeto será divulgado a supervisores educacionais e professores de História e Geografia nas escolas participantes. A partir daí, começa o trabalho propriamente dito.
Como funciona
As escolas participantes desenvolverão projetos multidisciplinares para trabalhar a liberdade de expressão, a ética, a solidariedade e o respeito às diferenças, valores apresentados como a base de preparação dos alunos. Posteriormente, dois estudantes de cada escola serão indicados para concorrer ao cargo de prefeito, totalizando 10 candidatos. Através da SME, eles percorrerão as entidades educacionais evolvidas apresentando seu plano de trabalho. “Os alunos devem contemplar propostas voltadas a sugestões de melhorias para o município e alternativas de solução para problemas contatados”, explica Carine.
A votação acontecerá através de cédulas elaboradas e encaminhadas às escolas participantes. O primeiro aluno mais votado será eleito prefeito e o segundo, vice-prefeito, não podendo estes ser da mesma escola. Em seguida ao pleito, eles escolherão seus secretários de governo. Todos tomarão posse no dia 10 de agosto, em solenidade na sala de reuniões da SME, onde estarão presentes autoridades municipais, diretores das escolas envolvidas e convidados. “Após a solenidade de posse, os estudantes passarão dia trabalhando em seus respectivos gabinetes acompanhados pelos titulares das pastas”, antecipa Carine.
Ao meio-dia será servido um almoço de confraternização e, ao final do expediente, todos se reunirão no gabinete do prefeito, quando farão relatos das experiências vivenciadas e serão presenteados com medalhas e certificados de Honra ao Mérito.