Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Tempo ?mido beneficia lavouras de soja

As chuvas intensas e bem distribuídas que atingiram as regiões agrícolas gaúchas durante as últimas semanas beneficiaram as principais regiões produtoras de soja, especialmente nos municípios do Vale do Rio Pardo.
Os dados divulgados pela Emater/RS (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RS) mostram que o retorno das chuvas em janeiro favoreceu o período de floração das lavouras de soja, uma das fases mais sensíveis em relação à disponibilidade de umidade.
No Vale do Rio Pardo, a maioria dos municípios mantive a área plantada da safra passada, como Rio Pardo (23 mil hectares) e Candelária (13 mil hectares), mas com uma produtividade de até 40 sacos por hectare, a expectativa é de que a produção supere a última temporada.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais abundantes nas regiões produtoras de soja em janeiro ficaram concentradas entre o Noroeste e o Centro do estado, com algumas cidades registrando totais até 65% acima da média climatológica. Na região de São Luiz Gonzaga (Noroeste), por exemplo, choveu 240 mm durante o mês, quase 100 mm a mais do que a média histórica (155 mm). Já em Encruzilhada do Sul, a precipitação acumulada chegou a 175 mm, contra uma média de 115 mm (aumento de 52%).