Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Previs?es e sinais

É impressionante como as previsões do tempo evoluíram nos últimos anos! O percentual de acertos tem crescido muito. Destaco este assunto neste momento porque me chamou atenção que, no último domingo (dia 17) os comunicadores da previsão de tempo anunciaram que quarta-feira iria fazer calor. Eles diziam que os satélites davam “sinais” de que um ar seco, vindo do norte, traria calor! Dito e feito! Foi o que aconteceu. O calorzinho que agora estamos sentindo, após aquele frio todo, foi previsto, foi anunciado. A turma da previsão do tempo anda lendo bem os “sinais”!
É importante saber ler e entender os sinais ao nosso redor. Imaginem um motorista percorrendo ruas de uma grande cidade sem conhecer as leis de trânsito! O resultado seria desastroso! Em dezembro de 2004, um tsunami matou milhares de pessoas na Ásia. Mas, houve uma menina de 10 anos, chamada Tilly Smith, que salvou muita gente naquele dia, tudo por uma simples razão: ela soube ler um sinal da natureza. A menina havia aprendido na aula de geografia que quando a praia ficava cheia de bolhas e recuava repentinamente, era “sinal” de que viria um tsunami. Ao ver aquele sinal ela não teve dúvidas e, saiu gritando para que fugissem! Cerca de 100 pessoas se salvaram porque a menina soubera ler o “sinal” da natureza.
Jesus, em sua Palavra, fala de sinais, sinais que deveriam nos servir de previsões, lembrando uma realidade espiritual. Jesus disse assim: “De tardinha, vocês dizem: ´Vamos ter bom tempo porque o sol está vermelho.’ E, de manhã, cedo, dizem: ‘Vai chover porque o Céu está vermelho-escuro.’ Olhando o céu, vocês sabem como vai ser o tempo. E como é que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época? Como o povo de hoje é mau e sem fé! Vocês estão me pedindo um milagre, mas o milagre de Jonas é o único sinal que lhes será dado.” (Mt 16.2-4).
Jesus reclamou, afinal, aquele povo estava vendo os seus feitos, estavam ouvindo as suas palavras, estavam diante dos sinais do cumprimento das profecias do Antigo Testamento, mas eles não percebiam. Entendiam os sinais do tempo, sabiam até fazer algumas previsões, mas não sabiam ler os sinais espirituais. E você, amigo leitor, como anda na leitura dos “sinais” do tempo e da vida?
Sabe aquele peso na consciência por algum pecado cometido? Sabe a tristeza que aquela briga com o teu familiar te trouxe? Sabe aquele sentimento de vazio, de solidão? São “sinais”! Sinais de que há algo além daquilo que podemos ver! Sabe aquele medo da morte? Sabe aquela impotência que sentimos na hora da doença e da angústia? São “sinais” de que há algo maior do que nós! Os crimes, as maldades, as corrupções que enxergamos todos os dias são sinais de que a natureza humana é egoísta, corrupta, e mesquinha! Contudo, a alegria que sentimos quando perdoamos ou somos perdoados é um sinal, uma lembrança da saborosa graça de Deus, que concede o perdão a todos os que crêem em Jesus Cristo, que sinalizou o seu amor ao dar sua vida por nós, na cruz do calvário.
E o tal “sinal de Jonas”? Ora, assim como Jonas ficou 3 dias na barriga de um grande peixe (Jn 1.17), Cristo, no 3º dia, ressuscitou! Por isso, com Jesus, podemos enfrentar qualquer tempo, seja um dia ensolarado, nublado ou mesmo uma grande tempestade! Basta conferir as previsões e estarmos atentos aos sinais.
Pastor Ismar L. Pinz