Por: Arthur Mallmann
Candelária realiza Conferência de Saúde voltada aos trabalhadores
Evento foi realizado na noite de quarta, 9, no Auditório da ACIC
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o Auditório da ACIC sediou na terça, 9, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, reunindo autoridades, profissionais da saúde, representantes de diversos setores e a comunidade em geral.
O evento teve início às 18h, com credenciamento dos participantes seguido de um lanche de boas-vindas. A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Nestor Ellwanger, o Rim; pela presidente da Câmara, Jaira Diehl; pela secretária de Saúde, Grazieli Priebe; pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelcindo de Melo Vargas; e pelo convidado e palestrante Dr. Luiz Alfredo Scienza, Auditor Fiscal do Trabalho e Diretor de Relações da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Em palestra, Scienza abordou o tema central da conferência, trazendo reflexões sobre o papel das políticas públicas na promoção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de defender a saúde do trabalhador como um direito fundamental.
Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho por eixo temático, nos quais puderam debater os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores e formular propostas concretas de melhoria. Em seguida, ocorreram os grupos por segmentos, etapa em que foram escolhidos os delegados (veja no quadro) que representarão Candelária na 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do RS (4ª CESTT/RS).
Os delegados
Segmento usuário
Titulares: Lizie Fernanda Mendes do Nascimento e Ruander Cézar Alves;
Suplentes: Daniela Costa Monteiro e Jeferson Priebe;
Segmento trabalhador em saúde
Titular: Juliana Inez da Silva
Suplente: Líria Maria Reis
Segmento gestor/prestador de serviço do SUS
Titular: Fernanda da Silva Pires
Suplente: Mateus Böck de Oliveira