Por: Diego Foppa
Educação prepara a volta das Emeis e Emefs
Alunos de quatro meses a três anos das escolas Zenith Heinze e Dona Tereza retornarão já no próximo dia 22
Aos poucos, as escolas vão retomando as atividades e dando início ao ano letivo de 2021, que se estenderá até dezembro. Em Candelária, a volta das aulas foi agendada para o dia 22 de fevereiro, quando retornarão os alunos de quatro meses a três anos, das duas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) – Zenith Heinze e Dona Tereza. Por sua vez, a retomada das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) será no dia 8 março, juntamente com as escolas estaduais. A informação foi confirmada na tarde da última terça, 9, pela secretária de Educação, Carla Martin Goelzer, durante coletiva de imprensa.
Segundo a secretária, as turmas das Emeis poderão ser 100% presenciais, desde que o espaço destinado comporte os alunos, respeitando as regras de distanciamento. A carga horária não sofrerá alterações e continuará sendo de quatro horas diárias por turno. Já os demais alunos (a partir de quatro anos até o 9º ano) voltarão no dia 8 de março, seguindo um modelo híbrido, ou seja, respeitando 50% da capacidade das salas de aula, com metade dos alunos, sendo um ensino semipresencial. A cada semana um grupo de alunos vai à escola e o outro segue com os estudos em casa, que será repassado pelos professores. “A aula presencial ocorrerá de segunda a sexta, tendo uma duração de três horas, visando que os profissionais da limpeza tenham tempo suficiente para realizar a higienização dos espaços”, salientou Carla. Pela manhã, o horário será das 8h às 11h e durante a tarde, haverá uma flexibilidade entre 13h e 16h ou 13h15 e 16h15, conforme a realidade de cada escola. Além disso, não haverá recreio e uma redução também será realizada no transporte escolar, que irá operar com 50% da capacidade. “Cada itinerário foi organizado de maneira específica pelas equipes diretivas, visando que o distanciamento social seja respeitado”, explicou a secretária, que completou: “Será um ano atípico para todos os profissionais da educação, que precisarão se reinventar”.
EPI’s
A secretária deu ênfase que as escolas foram beneficiadas com uma verba destinada pelo Governo Federal para auxiliar a rede socioassistencial no período de pandemia. O recurso foi destinado à compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e higienização.