Por:
O inverno mostra sua cara
Pelo calendário, o inverno começou na última quinta-feira, 21, quando os termômetros registraram temperaturas próximas dos 30 graus em várias partes do Rio Grande do Sul. A chegada de uma nova frente fria no final de semana trouxe uma mudança radical no tempo em todo o estado. Em algumas cidades foram registradas temperaturas negativas. Em Candelária a mínima registrada na segunda-feira, 25, foi de dois graus. O restante da semana prevê a continuidade do frio, com chance de chuva hoje.
HOSPITAL LOTADO - A grande variação da temperatura e a mudança brusca causaram prejuízos à saúde para um grande contingente de pessoas. O Hospital Candelária ilustra bem essa realidade. A grande incidência de gripe e problemas respiratórios associados ao frio e às mudanças climáticas são responsáveis pela lotação completa da casa de saúde. Segundo informou na tarde de ontem a responsável pelo setor de recepção e faturamento, Vaunice Alves Ferreira, a instituição se obrigou a colocar adultos na pediatria e pacientes da clínica médica na ala obstétrica e cirúrgica em função do excesso de baixas.
Os efeitos dos aspectos climáticos também aparecem nas estatísticas do plantão médico no hospital. Segundo Vaunice, a média diária de 30 consultas pulou para 50 a partir da última quarta-feira, 20. A funcionária do hospital também comentou que, diferente de outras situações semelhantes, desta vez as queixas das pessoas em relação aos sintomas da gripe foram bem maiores. A maior incidência de internações é de crianças e idosos.
A reportagem da Folha encontrou na tarde de ontem a moradora da rua Botucaraí Sônia Spiazzi, de 37 anos, saindo de uma consulta médica com a filha Olga Vitória, de quatro meses. Recém recuperada de uma pneumonia, a pequena Olga ainda se ressente dos efeitos de uma gripe. Para protegê-la de frio de 10 graus no caminho de casa, por volta das 16h15min, a mãe não economizou nos agasalhos.