Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Golpe promete carro zero

Um novo golpe via celular chegou à região nas últimas semanas. Seguindo os passos de um atendimento de telemarketing, os golpistas induzem as vítimas a comprar produtos da marca Nestlé e cartões de recarga para celulares para passar os códigos de barra e senhas. Apesar de já ser conhecido pelas autoridades policiais, o golpe que começa com a mensagem “Parabéns, você foi sorteado na promoção 25 anos do SBT e ganhou um Gol City zero quilômetro”, ainda atrai curiosos e causa prejuízos. Em Candelária e Novo Cabrais, algumas pessoas já receberam a mensagem e se disseram surpreendidas ao saber que tinham ganhado um carro zero quilômetro. No entanto, a maior surpresa é de que não existe carro algum e que tudo não passa de um golpe para surrupiar créditos de telefones pré-pagos.
COMO FUNCIONA – O golpe não é nenhuma novidade e já vem sendo aplicado há algum tempo no eixo Rio/São Paulo. Ao ligar para o número indicado na mensagem, um celular com prefixo 11, 21 ou 31, e ao informar o número do telefone supostamente premiado, o atendente primeiramente parabeniza a futura vítima. Em seguida, o golpista avisa que para habilitar-se ao prêmio é necessário dois códigos de barra de produtos Nestlé. Ao passar os códigos, o suposto operador informa que a ligação estava sendo gravada para segurança e até mesmo que existem auditores das empresas parceiras junto com eles. Depois, faz uma pergunta com entonação que faz lembrar Silvio Santos: – A senhora vai adquirir os produtos? Sim ou não?
Ante a resposta positiva, ele dá um prazo de 45 minutos para que a “sorteada adquira os produtos” e volte a ligar para fornecer os códigos de barra. E ressalta que, em vez de alô, é preciso dizer a frase, “SBT, realiza meu sonho”, na verdade uma senha para quem atender ficar sabendo que a vítima já passou pela primeira fase do golpe.
As autoridades policiais orientam os consumidores a não se deixarem levar por qualquer tipo de promoção ou oferta que peçam como contrapartida a realização de depósitos, compras de produtos ou recarga para cartão telefônico, pois trata-se de um golpe de estelionato, em que a pessoa é ludibriada e convencida a entregar um bem. É preciso desconfiar, também, ao ser sorteado numa promoção em que não se inscreveu e não se preencheu nenhum cupom. No caso de dúvida, a polícia instrui para que elas entrem em contato com o 0800 das empresas que supostamente estejam promovendo o concurso para saber se a promoção existe ou não.