Por:
Elimine tens?es com pedras quentes
Parece algo complexo, mas não é. A terapia de pedras quentes é uma técnica feita com massagens e pedras aquecidas para equilibrar as energias do corpo e relaxar a musculatura. Em Candelária, quem faz esse tipo de tratamento é a massoterapeuta Mariângela Braga Machado, que há um mês aprendeu a técnica na Escola Ponto do Equilíbrio, em Santa Cruz do Sul. “Os clientes estão adorando. Quem fez algumas sessões já reservou pacotes”, garante.
Conforme Mariângela, o procedimento é simples. “Colocam-se pedras em pontos fixos do corpo, como pés, mãos, abdômen e olhos, e espalha-se um óleo relaxante para evitar o atrito com regiões corporais que serão massageadas com outras pedras, repostas temporariamente para não perderem a alta temperatura”, explica. Ao longo da sessão, que dura em média 1h15, são utilizadas cerca de 55 pedras a uma temperatura de 50ºC. “As pedras acumulam muita energia e, quando aquecidas, liberam-na. O seu calor é um estímulo para a movimentação da energia do corpo”, esclarece.
EFEITOS - Os efeitos, segundo ela, são rápidos. “Logo no início do tratamento a pessoa já se sente melhor e relaxa a musculatura. Em longo prazo, vem o equilíbrio energético do corpo e a homeostase, harmonia no funcionamento do corpo como um todo”, expõe. Há dois tipos de pedras que são utilizadas, as semipreciosas, como ágatas, e as pedras não preciosas, como o basalto de amidalóide, também conhecidas como pedras de rio. Segundo a massoterapeuta, de quinze em quinze dias as pedras ficam dia e noite expostas ao sol, vento, chuva e outros fenômenos naturais para que possam repor suas energias. A duração do tratamento varia de acordo com as necessidades de cada paciente, mas é recomendável que se faça, ao menos, três sessões da terapia para que o corpo possa absorver a energia e manter seu equilíbrio. No município, cada sessão custa R$ 15,00. Maiores informações podem ser conseguidas pelos telefones 3743 2161 a 9884 8804.