Por:
Candel?ria ter? Oficina de Marcenaria
Com o objetivo de capacitar mão-de-obra para empresas já existentes no município e também incentivar a criação de fontes de rendas alternativas para Candelária, a secretaria municipal de Assistência Social e Habitação está concluindo a criação da primeira Oficina de Marcenaria Municipal. Segundo a secretária Maria de Lurdes Bernadete Ellwanger, o projeto dará condições para que as pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade social consigam um trabalho digno e possam ter seus direitos trabalhistas garantidos. “Assim, elas também poderão garantir o sustento de suas famílias, que muitas vezes dependem do Programa Bolsa Família”, explica.
Conforme Lurdes, os equipamentos já foram instalados e a reforma já foi feita. “Agora estamos acertando os detalhes finais”, pondera. As inscrições para o Curso preparatório de Marceneiro ainda não foram abertas, mas a procura por elas já está acontecendo. “Muitas pessoas vêm até a Secretaria e deixam seu nome e endereço”, destacou a secretária. Ela ainda antecipa que o instrutor das aulas será Adilson Goelzer de Lima, que inicialmente deverá ministrar uma turma formada por 10 participantes. “Os candidatos precisam ter acima de 18 anos e serem, obrigatoriamente, beneficiário do Programa Federal Bolsa Família, que financia o projeto juntamente com a prefeitura municipal”, explica, ressaltando ainda que todos devem passar por uma avaliação feita pela equipe técnica da secretaria.
EXPECTATIVAS – Segundo a secretária, as expectativas em torno do projeto são muitas. “Vislumbramos com esta ação uma oportunidade para muitos”, justifica, e completa: “O apoio e sugestões da comunidade são bem-vindos, pois ajudam a engrandecer e potencializar mais este novo empreendimento”. A inauguração da Oficina de Marcenaria Municipal será no dia 6 de julho, às 14h. Todos estão convidados a participar.
Temas paralelos
O curso também tratará sobre outros temas de relevância para o cidadão. São oficinas teóricas com psicólogas e pedagogas que tratam de assuntos como primeiros-socorros, preservação do meio ambiente, reflorestamento, prevenção às drogas, hábitos de higiene e cidadania. “Com isso, demonstramos que nosso objetivo não é somente formar marceneiros, mas prioritariamente formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, dando a essas pessoas perspectivas de mudanças em suas vidas e condições para que elas se tornem sujeitos transformadores e protagonistas de sua própria história de vida, através da autonomia que o ato de trabalhar proporciona aos indivíduos”, garante a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Maria de Lurdes Bernadete Ellwanger.