Por:
O que esperar do futuro?
Candelária comemora 82 anos de emancipação política neste sábado, 7. História constituída de conquistas, derrotas e aspirações de seu povo, que vislumbra a cada ano um município ainda melhor em diferentes aspectos. Mas o que esperar do amanhã? Como será a Candelária dos nossos filhos, netos, bisnetos... A reportagem da Folha foi ouvir de pessoas de distintos segmentos das sociedade suas expectativas em relação ao porvir. Perguntamos: “Como você imagina o futuro de Candelária”? Confira as respostas.
Fernanda Meneghetti,
Estudante
“No geral, Candelária é uma cidade muito boa, mas tenho esperança que cresça mais industrialmente e também no turismo. Que o município tenha ainda mais opções de lazer e de trabalho para os jovens, para que eles não precisem sair daqui para procurar emprego”.
Giovana C. Klafke Brixner,
Presidente da L.F.C.C.
Imaginar o futuro e entender o presente são coisas muito complexas. Muito do que se imaginou na ficção há anos atrás se tornou referência para o futuro. Futuro este que nem sempre é o que imaginamos. Eu prefiro pensar no futuro que queremos, lutar para tirá-lo da ficção e da imaginação e torná-lo realidade. Imagino que o Rio Pardo volte a correr, caudaloso como na minha infância, que as minhas filhas vão poder andar nas ruas a qualquer hora, em segurança, que o nosso sistema de saúde possa atender com dignidade nossos cidadãos e que eu não vou mais precisar ver nosso hospital pedindo socorro para sobreviver. Que as nossas crianças irão ter mais acesso à educação e ao atendimento básico, para que o comportamento humano das gerações futuras avance na mesma velocidade em que venham as novas tecnologias e que eles saibam usá-las para o seu bem e da nossa terra.
Viviane Freitas,
Diretora da Wizard
Gostaria de imaginar Candelária como uma comunidade cada vez mais sensibilizada com a questão da educação. Entendo que investir em educação é a melhor maneira de garantirmos cidadãos capazes de conquistar o próprio futuro e contribuir para a democracia. Somente é possível imaginar um futuro melhor para o bem comum se formos capazes de sustentar uma sociedade que sabe pensar e intervir de modo crítico e ético.
Arnaldo Otto Wollmann,
aposentado
“Eu imagino um ótimo futuro para Candelária. Visitantes de fora dão muito louvor ao município, pela receptividade das pessoas, pela beleza e limpeza das ruas. Toda esta organização e reconhecimento mostram que esta terra tem tudo para crescer. Tenho muita esperança em relação a isto, mas a ascensão não depende só de vontade política, mas da ajuda de todos da sociedade”.
Vera Lúcia Richardt,
Diretora da escola Penedo
Candelária possui um grande potencial turístico. Acredito que com mais investimentos e preocupação com a preservação do meio ambiente, dos mananciais e dos locais onde se localizam os pontos turísticos, poderemos vir a ser uma cidade turística que seja referência no nosso Estado, pois a Expocande já é uma feira que recebe visitantes de vários municípios. Imagino um município limpo, arborizado, agradável e hospitaleiro com seus visitantes, mas para isso todos nós, habitantes daqui, devemos fazer a nossa parte. Também espero que nossos jovens tenham mais oportunidades de emprego para que possam exercer a cidadania e, com isso, diminua a violência e todas as pessoas posam ter uma vida digna e com muita paz.
Francisco Vargas, produtor
“Nosso município é carente de infra-estrutura em estradas. Desde 1985 até hoje elas estão do mesmo jeito. Espero que esta e também as futuras administrações tenham mais consideração em relação a este assunto, pois é a partir das estradas que é feito o transporte dos insumos e o escoamento da produção. Além disso, espero que os jovens tenham mais opções de lazer, entretenimento e cultura, tanto na cidade como no campo”.