Logo Folha de Candelária
Geral 16/02/2018 15:43
Por: Luciano Mallmann

Padre Lucas - Estou no meio de vós como aquele que serve -

Novo pároco, natural de Gramado Xavier, assumiu a paróquia no dia 28 de janeiro

"Estou no meio de vós como aquele que serve". É através dessa frase, extraída do Evangelho de São Lucas e que contém em si o resumo de todo um apostolado e uma vocação para esse ofício, que o novo pároco de Candelária, Padre Lucas Del Osbel, 32 anos, define sua vinda para Candelária e seu estado de espírito no momento do início de seu trabalho à frente da Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Vindo de Lajeado, Padre Lucas é natural de Gramado Xavier e já conhece Candelária por ter feito nesta cidade o seu estágio, durante todo o ano de 2012, período durante o qual foi possível conhecer bem as pessoas da comunidade católica. 
Ordenado no dia 8 de dezembro de 2012, Pe. Lucas entende que nos dias de hoje, pela multiplicidade de religiões, mesmo dentro do universo cristão, é preciso trabalhar de forma ecumênica com as demais igrejas. Pelo fato de ser pároco pela primeira vez, afirma que veio para Candelária como um aprendiz. Num mundo em que a vida espiritual, bem como tudo que diz respeito à vida em comunidade, tem de dividir o tempo com meios tecnológicos ("Temos que estar dentro desse mundo"), diz ser necessário muito discernimento para saber fazer uso de todo esse aparato da informática. Embora veja como muito positiva essa evolução técnica, reconhece ser necessário um limite - "É necessário saber usar", afirma.
Sobre ciência e fé, Pe. Lucas entende que a Igreja vive um momento em que a instituição se sente levada, pela tradição, a acreditar numa perspectiva criacionista da origem do mundo, mas reconhecendo um lado evolucionista, iluminado por um sentido teológico. Trata-se de um diálogo possível. Da mesma maneira, é como uma necessidade de buscar um diálogo que a Igreja Católica vê as igrejas pentecostais. "São realidades distintas, surgidas a partir dos mesmos princípios".
Como já foi dito, no momento em que chega a Candelária para trabalhar como pároco, Pe. Lucas se diz antes de tudo um aprendiz, até mesmo pelo fato de exercer pela primeira vez essa função. E é nessa postura que o sacerdote coloca a vocação também para a necessidade de constante aprendizado: "Quero aprender esse ofício", define. Diz saber que possivelmente haverá dificuldades, e é pensando nisso que pede pela compreensão da comunidade, no sentido de auxílio em meio a eventuais adversidades. Está atuando ao lado de Pe. Lucas o vigário paroquial Pe. José Jacob Grilli, 71 anos, natural de Relvado.