Por: Odete Jochims
Semana do Meio Ambiente iniciativas que promovem a preservação ambiental reunirão diversas entida
A partir da próxima segunda, 6, a agenda incluirá recolhimento de eletrônicos, distribuição de sementes, troca-troca de sementes crioulas, entre outras atividades
A comunidade candelariense está se organizando ativamente para a Semana do Meio Ambiente. As atividades serão alusivas ao Dia do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, 5. Ao longo de toda a segunda, 6, a equipe do Departamento Municipal do Meio Ambiente, vinculado à Secretaria de Agricultura, estará presente na Rua Coberta. No local, serão desenvolvidas diversas ações voltadas à preservação ambiental.
Segundo o diretor do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Valter Fernando Schmidt Auler, a equipe estará fazendo o “arrastão do eletrônico” durante todo o dia de segunda. A ação foi criada com o intuito de recolher o lixo eletrônico (TVs, computadores, telefones, entre outros) para o seu descarte adequado. Como forma de incentivar a população a levar seu eletrônico e, ao mesmo tempo, fomentar a arborização urbana, o Departamento Municipal do Meio Ambiente oferecerá gratuitamente mudas de arvores nativas em trocas dos objetos.
Dentro das ações de arborização urbana, pessoas que residem na cidade e não tenham árvores em suas calçadas, poderão ir até o local, informar seu endereço e, durante os próximos dias, alguém irá ate o local para avaliar qual é espécie que melhor se enquadra àquele contexto, considerando o solo, espaço disponível, rede elétrica, entre outros fatores. Conforme Auler, a equipe também estará disponível para quem desejar fazer solicitação de poda ou receber explicações sobre como proceder. Dentro da programação, também será realizada uma palestra sobre sustentabilidade para os alunos do 3º ano fundamental do Colégio Medianeira.
Afubra fará distribuição de sementes a partir de segunda
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) iniciará a distribuição gratuita de sementes de ipê-amarelo nesta segunda, 6. Para este dia, também está prevista uma ação conjunta com o Departamento Municipal do Meio Ambiente na Rua Coberta, onde será plantado um ipê-amarelo nas cercanias. A ação integra o programa de educação socioambiental e rural da entidade, o Projeto Verde é Vida.
Este ano, por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Afubra irá distribuir cerca de 10 mil sementes da espécie. De acordo com Carlos Loewe, coordenador de mutualidade da Afubra, a iniciativa se inicia na segunda, 6, e se encerra quando todas as sementes forem distribuídas. Carlos relata que algumas escolas já se manifestaram para auxiliar na distribuição e conta com o ajuda da comunidade para contribuir com a ação, que tem como principal objetivo desenvolver a educação socioambiental e promover a preservação do meio ambiente.
O Projeto “Verde é Vida”, que completa 30 anos em agosto, retoma suas atividades presenciais, em 2022, após dois anos, com o tema: Planeta Sustentável. Estima-se que o projeto já tenha distribuído gratuitamente 4,8 milhões de mudas de árvores nativas, envolvendo em torno de 370 mil pessoas (alunos, professores, pais e comunidade.
Troca-Troca de Sementes Crioulas volta a ser presencial
Na próxima quarta, 8, no Salão Paroquial da Igreja Católica, ocorrerá a 21ª edição do evento conhecido como “Troca-Troca de Sementes Crioulas”. Tendo em vista que a última edição foi realizada de forma remota, o evento desta quarta marca o reencontro presencial das entidades envolvidas. O Troca-Troca, centrado na agroecologia e na agricultura familiar, reunirá diversos grupos organizados do interior do município, majoritariamente composto de mulheres, conhecidas como “guardiãs das sementes crioulas”. Além das trocas tradicionais, haverá programação de palestras e intervenções musicais.
Em Candelária, os encontros das sementes crioulas iniciaram de forma individual no ano de 2001. No ano seguinte, passaram a se organizar a partir da representação de grupos. De acordo com Sanderlei Pereira, da Emater, o principal objetivo do evento é resgatar e preservar a biodiversidade do município e da região. A evento, realizado com apoio da Sicredi, é promovido pela Emater/RS – ASCAR, pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambeinte e Pesca, pela Comissão Pastoral da Terra e pelo Conselho do Meio Ambiente.