Por: Diego Foppa
João Henrique: início inspirado na figura do avô
Candidato do PDT, é o primeiro entrevistado da série que apresenta o perfil, trajetória e as principais propostas dos postulantes à Prefeitura de Novo Cabrais
“A inspiração inicial foi meu avô”. Assim João Henrique Bordignon define o projeto de chegar à Prefeitura de Novo Cabrais. Segundo ele, a vontade de entrar na política surgiu ainda na infância, influenciado pela figura de um familiar, começou a sentir o gosto pela política pulsar em suas veias.
O parente em questão citado por ele é seu avô, Pedro Scotta (in memoriam). Deslumbrado com os posicionamentos e oratória do então líder comunitário, João Henrique começou a ‘pegar gosto’ pela política ainda quando era criança. “Meu avô era uma pessoa engajada com tudo o que fazia. Um cara do bem, uma verdadeira inspiração”, relembra. Filho único e pai de dois filhos, João nasceu e cresceu na Linha São João (que pertencia a Cachoeira do Sul na época). Durante toda sua infância e adolescência viveu na localidade trabalhando como agricultor em lavoura de tabaco. Ainda jovem, filiou-se ao PDT, sigla que seu avô militou por muitos anos antes de falecer em meados de 1975. Embora a carreira política estivesse no seu horizonte, foi apenas em 2008 que decidiu entrar para uma disputa eleitoral. Foi eleito como vereador, sendo o candidato mais votado do Progressistas (190 votos) e o quinto com mais votos entre os nove eleitos. “Foi uma boa experiência. Atuei durante quatro anos sendo um vereador do povo, buscando atender as demandas de toda a população cabraisense”, recorda. Na eleição seguinte, optou por não disputar o pleito. “A decisão de não concorrer novamente foi pessoal. Resolvi me dedicar aos meus negócios apenas”, relata.
Comerciante há mais de 30 anos, João Henrique atualmente reside no Centro e conta que resolveu voltar para a política há cerca de três anos. Antes de retornar ao seu atual partido, chegou a ser presidente do Progressistas em 2020, quando começou a se preparar para um novo objetivo: ser prefeito. Neste período, participou de uma formação empresarial na Faculdade Antônio Meneghetti, em Restinga Sêca, além de ouvir demandas da população, conforme destaca. “Busquei agregar mais conhecimento e percorri toda cidade e interior ouvindo demandas da população. Posso dizer que estou preparado para administrar Novo Cabrais”, enfatiza.
UM RAIO-X DO PERFIL DE JOÃO HENRIQUE
Música: eclético. | Time: Grêmio. | Filme: não assiste. | Ídolo: meu pai. | Hobby: contato com a natureza. | Pior defeito: ansiedade. | Maior qualidade: dedicação.
“Novo Cabrais tem muito potencial para se desenvolver”, afirma
Aos 54 anos, João Henrique destaca que o plano de governo da coligação Trabalho e Progresso Pensando no Futuro (PDT/Progressistas/PSD) foi elaborado pensando no crescimento do município como um todo. “Nosso município tem uma localização privilegiada. Novo Cabrais tem muito potencial para se desenvolver”, destaca. João Henrique também relata que é contra a reeleição e pretende dar o máximo em quatro anos de gestão, caso seja eleito. “Quatro anos é mais do que o necessário para colocar os planos em prática. Por isso, quero ser um prefeito atuante, não apenas um que pense no salário do fim do mês”, comenta. O candidato também relatou que pretende atuar constantemente na busca por recursos. Desta maneira, revela que a coligação conta com inúmeros deputados parceiros que estão comprometidos em mandar recursos. Outra ação nesse sentido seria a criação de um setor exclusivo para buscar recursos via governo federal, bem como atuar na geração de empregos. “Os números do IBGE mostram que a população do nosso município vem reduzindo. Isso é fruto da falta de empregos aqui. Os jovens estão saindo de Novo Cabrais”, finaliza. Por fim, o candidato também ressaltou que pretende dar uma valorização ao funcionalismo público com a criação do vale-alimentação.
Por que quero ser prefeito?
Me sinto preparado como cidadão para dar uma melhor qualidade vida para nossa população. Pensando nisso, elaboramos um projeto de governo para atender os anseios e as necessidades de Novo Cabrais. (João Henrique Bordignon)
PRINCIPAIS PROPSTAS PARA A SAÚDE, INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO
SAÚDE – Plantão médico estendido; disponibilizar mais médicos especialistas; contar com um médico que resida em Novo Cabrais; debater a implantação do IPE saúde; aquisição de uma ambulância UTI móvel; farmacêutico exclusivo para cada UBS; implantação de uma UBS na localidade do Taboão; buscar parceria com hospitais e clínica (local), entre outros.
INFRAESTRUTURA – aquisição de um britador; construção de uma rua coberta na sede; aquecer a economia local com ações e projetos; criação de um distrito industrial; construção de um parque de eventos, ginásio de esportes e parque de máquinas; buscar parcerias para realização do asfalto do Cortado; construção de uma ponte sobre o Arroio Barriga, entre outros.
EDUCAÇÃO – buscar cursos técnicos e profissionalizantes; restaurar a escola Teófilo Streck; retomada da banda da escola Teófilo Streck; incentivar o resgate de línguas alemã e italiano; permitir que professores e servidores utilizem o transporte escolar; fortalecimento dos conselhos municipais; finalizar obra na escola São Roque; entre outros.
*Os três temas foram escolhidos pela reportagem, e os mesmos serão abordados com os demais candidatos.
A VICE - Márcia Lawall (Progressistas), tem 62 anos, é esposa do ex-prefeito Valério Lawall. Ela é mãe de Bruna e Luísa, e sogra de Leonardo. Moradora da Linha Pfeiffer, ela já atuou como comerciante, funcionária pública estadual e diretora da Câmara de Vereadores de Novo Cabrais. Em sua trajetória política, concorreu como vereadora em 2016 e como candidata a prefeita no pleito de 2020.
CRONOGRAMA - A série de entrevistas terá continuidade na próxima semana com as entrevistas de Jonas Arreal (Novo Cabrais) e Nestor Ellwanger (Candelária). As reportagens especiais seguirão até o dia 27 de setembro. Nelas, os prefeituráveis de Novo Cabrais, Cerro Branco e Candelária irão falar sobre suas trajetórias profissionais e políticas, bem como as famílias e planos para o futuro, caso sejam eleitos. O conteúdo também será disponibilizado no site da Folha, juntamente com o plano de governo completo de cada chapa.