Logo Folha de Candelária
Esporte 24/08/2019 23:14
Por: Jorge Mallmann

Atlético: empate frustrante, muitas reclamações contra a arbitragem e confusão no Gigante

Após abrir vantagem de2 a 0 contra o XV de Novembro, time candelariense cedeu empate a agora precisa empatar em Pelotas para se classificar

  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Júnior comemora o primeiro gol do Atlético
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Atlético 2 x 2 XV de Novembro
  • Faltas marcadas contra o Atlético foram decisivas para o resultado
  • O técnico Javali do XV de Novembro
  • Os árbitros cercados pela segurança no final da partida: Saída com a proteção da BM

Uma mistura de revolta e de frustração. Assim terminou a partida disputada no sábado, 24, no Ginásio Doutor Gomes, o popular Gigante do Botucaraí, entre Atlético e XV de Novembro de Vila Maria. A equipe candelariense fez uma grande mobilização em torno da partida, pois uma vitória garantiria a classificação e virtualmente o primeiro lugar no grupo. A esperada vitória começou a se desenhar após o Atlético abrir 2 a 0. No entanto, no segundo tempo o XV de novembro conseguiu igualar o escore, em circunstâncias bastante contestadas pelo time da casa. Nesse clima, a partida terminou exigindo muito trabalho da equipe de segurança para serenar os ânimos no ginásio, especialmente em função dos protestos contra a arbitragem.

O jogo começou em ritmo intenso, com as duas equipes bastante concentradas na marcação. Aos poucos, no entanto, o Atlético conseguiu ter um controle técnico da partida. E, assim, aos 11m15s, após boa troca de passes na quadra ofensiva, Júnior concluiu com categoria para abrir o escore. Aos 15 minutos, Edmilson interceptou um passe adversário e encontrou Signori livre, na frente do goleiro, para marcar Atlético 2 a 0, resultado levado para o intervalo.

Na segunda etapa, o XV de Novembro jogou mais na quadra adversária. O Atlético seguiu com um bom trabalho de contenção defensiva. Muito cedo, porém, a equipe cometeu a quinta falta. O cronômetro recém registrara 7m18. E, aos 11, Mancha perdeu uma bola e cometeu falta em um adversário: tiro livre. Neste momento, começou a brilhar a estrela do goleiro Thiago, que defendeu a cobrança de Luft. E menos de um minuto depois, foi a vez da arbitragem anotar uma falta de Jé. Desta vez, Pereto cobrou e Thiago fez outra grande defesa. O XV de Novembro seguiu pressionando e conseguiu diminuir o placar aos 15 minutos, através do pivô Zé Renato. Menos de 30 segundos depois, a arbitragem marcou uma falta duvidosa de Davi na quadra ofensiva do Atlético. O lance gerou muita reclamação da equipe e da torcida fora da quadra. Foi a vez de Maninho bater e, mais uma vez, Thiago defendeu. Só que a arbitragem mandou repetir a cobrança, alegando que o goleiro se adiantara. Mais protestos contra a arbitragem. Na segunda cobrança, Maninho converteu, empatando a partida. A partir daí, o Atlético foi pra cima, construiu algumas chances, que pararam nas defesas do goleiro adversário. Perto do fim, o time visitante também chegou à quinta falta, mas apesar do Atlético reclamar em um lance no final, a chance de um tiro livre não surgiu. E, assim, a partida terminou mesmo em 2 a 2, resultado muito comemorado pelo XV de Novembro. A arbitragem foi bastante hostilizada no final e só conseguiu sair da quadra com a presença de um efetivo da Brigada Militar. No outro jogo da rodada, o Pelotas derrotou a ABF por 9 a 4. Com os dois resultados, a classificação coloca o Atlético em primeiro com 10 pontos e saldo positivo de 9 gols, o Pelotas em segundo com 9 pontos e saldo 1 e o XV em terceiro com 8 pontos e saldo 5. A ABF figura em quarto lugar com 1 e já está eliminada. A última rodada da Chave H da Conferência Leste marca para o próximo sábado, 31, os seguintes jogos: Pelotas x Atlético, em Pelotas e XV de Novembro x ABF, em Vila Maria. Como o XV certamente confirmará a vitória contra o lanterna em casa, Atlético e Pelotas disputarão a outra vaga em confronto direto. O Atlético joga pelo empate, mas uma eventual derrota significará, muito provavelmente, a eliminação da equipe. Resta torcer muito para o Atlético transformar a frustração do jogo contra o XV em motivação para buscar a classificação fora de casa.