Logo Folha de Candelária
Saúde 21/09/2023 17:36
Por: Redação

Região contará com serviço gratuito de recuperação pós-cirúrgica

Uma iniciativa da ONG-CEPA, a 1ª Casa de Passagem e Recuperação Pós Cirurgia oferecerá suporte gratuito para pessoas que, após a alta hospitalar, necessitem de cuidados específicos, beneficiando toda a região do Vale do Rio Pardo

No último dia 1º de setembro, a ONG Carinho Esperança Profissionalismo Atenção (CEPA), Com mais de 15 anos a serviço da cidadania em Vera Cruz, realizou a pré-inauguração da sua Casa de Passagem e Recuperação Pós Cirurgia. O espaço oferecerá suporte especializado gratuito para pessoas em vulnerabilidade social que, após a alta hospitalar, ainda necessitem de cuidados específicos e irá beneficiar toda a região do Vale do Rio Pardo.

Situada em Vera Cruz, na localidade de Rincão da Serra, defronte a ERS-412 e próxima ao trevo de acesso à Linha Fundinho, a casa de passagem contará com atendimentos 24 horas e oferecerá sete leitos permanentes, doadas por uma instituição de ensino de Santa Cruz do Sul. De acordo com o presidente da ONG, Inácio Spall, o serviço é único na região e tem potencial para beneficiar centenas de pessoas anualmente. “Nossa casa de passagem proporcionará abrigo, transporte e alimentação, além de garantir acompanhamento psicológico e acesso à atendimentos multiprofissionais gratuitamente para as populações mais vulneráveis”, relata.

Quem necessitar do amparo da organização, já pode buscar seu auxílio. Conforme Inácio, a CEPA está pronta para oferecer assistência através da doação de roupas, medicação através de receita, cadeira de rodas e andadores. Contudo, devido a uma dificuldade para obter o licenciamento do espaço físico junto ao município de Vera Cruz, o espaço da Casa de Passagem ainda não está apto para receber pacientes. “Trabalhamos neste projeto há mais de um ano e contamos com o apoio de diversos membros da sociedade civil, empresas privadas e Poder Público. Entretanto, devido as dificuldades impostas pela vigilância sanitária municipal, estamos correndo o risco de precisar tirar a Casa de Passagem de Vera Cruz”, lamentou.

Segundo o presidente da ONG, o local é estratégico, pois possui acesso facilitado a diversos municípios da região, mas sem o apoio da municipalidade, o trabalho corre risco de ser interrompido. “Vamos seguir buscando uma resposta positiva a sociedade que acredita no projeto. Entretanto, dependemos de uma boa política social municipal. Somos que cuida de gente e, certamente, em breve poderemos dar início ao nosso trabalho”, concluiu.

Para contatar os responsáveis pelo projeto, em busca de auxilio ou para saber mais sobre a iniciativa, interessados podem entrar em contato pelos fones:

(51) 99990-6064 – Inácio

(51) 99767-0256 - Alexandre

(51) 98409-7948 - Jose

Para contribuir com a ONG, estão disponíveis as chaves Pix: 11.221.310/0001-52 - Caixa Economica Federal ou sulmedvida@gmail.com - Sicoob.