Logo Folha de Candelária
Geral 01/11/2024 12:36
Por: Arthur Mallmann

Escoteiros celebram centenário da UEB e projetam comemorações

Grupo Escoteiro Botucaraí celebrará 55 anos em 2025

  • Desfile realizado em 1972 (Foto: Arquivo | Claudio Petermann)
  • Desfile realizado em 1972 (Foto: Arquivo | Claudio Petermann)
  • Hasteamento do Sênior Sul em 1975 (Foto: Arquivo | Claudio Petermann)
  • Hasteamento do Sênior Sul em 1975 (Foto: Arquivo | Claudio Petermann)
  • Foto: Divulgação | Grupo Escoteiro Botucaraí

Em 2024, a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) celebra um marco histórico: cem anos de atuação no desenvolvimento de jovens comprometidos com a paz, fraternidade e serviço ao próximo. Fundada no Rio de Janeiro em 1924, a UEB unificou os grupos escoteiros espalhados pelo país e solidificou o escotismo como uma força educativa e transformadora. Desde então, a entidade preserva valores como liderança, camaradagem e respeito à natureza, formando gerações que levam adiante o espírito escoteiro.

Em Candelária, o Grupo Escoteiro Botucaraí, fundado em 1970, preserva essa tradição. Para Claudio Petermann, historiador do escotismo local, o centenário da UEB e os 55 anos do Grupo Botucaraí, a serem celebrados em 2025, representam “o orgulho de nossas conquistas e a continuidade de uma jornada inspiradora”.

Em 2025, o Grupo Botucaraí também comemorará os 50 anos do Sênior Sul, um acampamento nacional realizado em Candelária, que se tornou um encontro de gerações e renovação do compromisso com o legado escoteiro. “Convidamos todos que participaram das atividades ao longo dos anos para esse reencontro”, afirma Petermann, que junto com João Steil e Carlos Rodrigues, é um dos mais antigos escoteiros em atividade dentro do grupo. “As portas estão sempre abertas para quem quiser retornar ao movimento, como jovem, a partir dos sete anos, ou adulto voluntário”.


História

O escotismo foi idealizado em 1907 pelo militar inglês Robert Baden-Powell, que, inspirado por suas experiências na Índia e África, criou um movimento educacional com foco em coragem, autodisciplina e aventura. “Baden-Powell adaptou o que aprendeu em campo, como seguir pistas e técnicas de sobrevivência, para inspirar jovens ao redor do mundo”, explica Petermann. “Foi assim que nasceu o escotismo, um movimento educativo que logo se popularizou”. Chegando ao Brasil em 1910 por meio de marinheiros encantados com os ideais escoteiros, o movimento ganhou abrangência nacional com a criação da UEB.


Organização

Os jovens são divididos conforme a faixa etária em vários ramos ou secções. Cada ramo possui um programa de desenvolvimento e de atividades apropriados à idade e ao desenvolvimento mental, intelectual, espiritual, físico e social do jovem.

Ramo Lobinho: para meninos e meninas de 7 a 10 anos, admitindo-se com idade menor (até 6 anos e meio) se estiver alfabetizado. Seção: Alcateia (pode ser mista ou não). São chamados de Lobinhos, divididos em Matilhas (grupos de quatro a seis crianças). Trabalha-se a fantasia, utilizando como fundo de cena a História do Livro do Jângal (Mogli, o menino lobo);

Ramo Escoteiro: para rapazes e moças de 11 a 14 anos. Seção: Tropa de Escoteiros, Tropa de Escoteiras ou Tropa Escoteira Mista. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de seis a oito Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre;

Ramo Sênior: para rapazes e moças de 15 a 17 anos. Seção: Tropa Sênior(meninos), Tropa Guia(meninas) ou Tropa Sênior Mista. São os Seniores e Guias, divididos em Patrulhas (grupos de quatro a seis jovens). Trabalha-se com o desafio aos limites, tanto físico, quanto intelectual, social e espiritual;

Ramo Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 20 anos. Seção: Clã Pioneiro. São os Pioneiros e Pioneiras, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos.

[Os adultos com 21 anos ou mais participam de diversas formas. Podem ser Escotistas, que coordenam as atividades com os jovens; na UEB, Dirigentes Institucionais, que dirigem os Grupos Escoteiros e Regiões Escoteiras (estaduais); ou ainda Dirigentes de Formação, que se ocupam da orientação e formação de outros adultos].


Feitos relevantes do Grupo Botucaraí em quase 55 anos

- Realização de no mínimo 2 acampamentos de nível Nacional;

- Conquista do Troféu Jatobá (pelos 50 anos de atividades realizadas);

- Participação em atividades em vários países;

- Reconhecimento de Grupo padrão Ouro a nível nacional;

- Reconhecido de Utilidade Pública;

- Já passaram por nossas fileiras mais de 1000 jovens;

- Gestor da reserva ambiental do Ytororó


Saiba mais

Venha fazer parte do Movimento Escoteiro. Atividades todos os sábados das 14h às 17h, na Rua Lopes Trovão, 388, jovens de 7 a 21 anos de idade e adultos voluntários.  Siga o grupo no Instagram e Facebook.