Logo Folha de Candelária
Geral 27/07/2023 17:40
Por: Charles Silva

Sinfucan completa 30 anos de fundação

A entidade nasceu com a missão de representar os servidores municipais de Candelária, e sob sua liderança encontrou uma voz ativa para expressar suas preocupações e demandas junto Poder Executivo

  • Ao longo de sua existência, o Sinfucan se tornou um importante símbolo da luta pelos direitos dos trabalhadores em Candelária
  • Fundado em 1993, o Sinfucan ocupava apenas uma sala da antiga Associação dos Funcionários Municipais de Candelária (Afucan), na Rua Alberto Pasqua
  • Por meio do Folhetim denominado “O bERRO” o Sinfucan criticava atitudes da administração municipal e clamava por voz ativa na decisões do Execu
  • Anderson Gehres: “seguiremos lutando em busca da valorização dos Funcionários Públicos Municipais de Candelária”

 

Neste domingo, 30 de julho, o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Candelária (Sinfucan) celebra seus 30 anos de fundação, marcados por uma trajetória dedicada à luta pelos direitos e a valorização dos servidores públicos municipais. A entidade foi criada com a importante missão de representar a categoria junto ao Poder Executivo, e sob sua liderança encontrou uma voz ativa para expressar suas preocupações e demandas.

Ao longo destas três décadas de existência, o Sinfucan demonstra que sua missão de valorizar e proteger os servidores é constante e indispensável para o progresso e bem-estar da comunidade local. Com uma atuação ativa e firme, a entidade merece ser reconhecida e homenageada por seu compromisso contínuo com a classe dos funcionários públicos municipais de Candelária.

 

História

Fundado em 1993, o Sinfucan deu seus primeiros passos em uma sala pertencente à antiga Associação dos Funcionários Municipais de Candelária (Afucan), que funcionava no mesmo local onde opera atualmente, na Rua Alberto Pasqualine, 520. A Afucan havia adquirido o prédio em 1989, para servir como sede dos servidores e espaço de lazer. Contudo, com o crescimento do Sinfucan e sua crescente popularidade em meio aos servidores municipais, em 2014 as duas entidades se fundiram, tornando-se uma única instituição.

Em sua história, o Sinfucan foi dirigido por quatro presidentes. Rogério da Silveira Jacobi, permaneceu à frente da entidade por um período de quatorze anos, de 1993 até 2007. Sua administração ficou marcada por uma forte união e mobilização dos servidores em relação à baixa remuneração e ao descaso percebido na administração municipal, que supostamente não dava a devida atenção às reivindicações da categoria. Sob o comando de Jacobi, a classe encontrou uma ferramenta única na busca pelos seus direitos.

Posteriormente, Jacobi passou o comando da instituição à Carlos Clécio Carvalho, que ficou à frente do Sinfucan por apena dois anos, mas obteve sucesso em manter viva a luta iniciada por seu sucessor. Em 2009, foi a vez de Valberto Hoesel presidir a entidade. Em seu mandato, Hoesel promoveu uma ampla reforma na sede do sindicato, que modernizou a estrutura administrativa e os espaços de lazer da entidade. Seu mandato também ficou marcado pelo grande número de associados ativos e pelo diálogo com a administração municipal. A frente do sindicato por 12 anos, em 2021 Hoesel deu lugar a Anderson de Barros Gehres, atual presidente do Sinfucan.
 

Presente e futuro

Sob a liderança do Presidente Anderson de Barros Gehres, o sindicato atuou incansavelmente para resistir as mudanças prejudiciais ao Plano de Carreira do Magistério, propostas pelo Executivo Municipal no ano passado, e tem brigado pela implementação do novo piso salarial da enfermagem. Além da constante busca por melhores salários e condições de trabalho, a atual diretoria ainda acompanha de perto as alterações nas regras de aposentadoria e assegura que batalhará pela proteção dos direitos previdenciários dos servidores. Entretanto, o presidente faz um alerta: é preciso que os servidores se remobilizem. “Nos últimos anos percebemos que cada classe tem lutado individualmente em busca de suas reivindicações. É preciso lembrar que é a união que nos garante a participação e voz ativa nas decisões do executivo. Com a participação de todos temos força para evitar injustiças e buscar um futuro melhor para todos os servidores”, afirma.

Segundo Gehres, o sindicato também está empenhado em atrair novos sócios, zelar pelo patrimônio da entidade, bem como aprimorar os convênios e serviços disponibilizados aos funcionários públicos de Candelária, incluindo a oferta de um plano de saúde exclusivo. “Nos próximos dias daremos início a uma pesquisa com nossos associados. Queremos saber quais benefícios podemos oferecer para que o sindicato esteja ainda mais presente junto aos seus sócios”, relata.

Por fim, o presidente agradeceu a todos os associados da entidade pelo apoio, garantindo que a entidade seguirá trabalhando duro para o fortalecimento da classe. “Dirigir esta importante entidade tem sido uma grande honra. Tenham certeza de nosso comprometimento e honestidade na condução das demandas que dizem respeito aos Funcionários Públicos Municipais de Candelária. Com o auxílio dos nossos associados seguiremos lutando em busca da valorização desta importante categoria”, concluiu.