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Geral 03/09/2021 15:11
Por: Odete Jochims

Medianeira implanta sala de recursos para crianças com necessidades educacionais especiais

Atendimentos acontecem de forma semanal ou quinzenal conforme a necessidade.

Com um olhar direcionado para a inclusão e para o desenvolvimento de seus alunos como um todo, o Colégio Nossa Senhora Medianeira está investindo em um novo espaço na escola. Trata-se da Sala de Recursos, um local destinado para Atendimento Educacional Especializado (AEE), a crianças com o Transtorno do Espectro Autista (Tea), Sídrome de Down, Déficit de Atenção e Dislexia.

As atividades estão sob a coordenação da professora Gabriela Böck do Couto, Pós Graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e Pós Graduada em Educação Especial. Segundo ela, o trabalho desenvolvido prioriza a ludicidade, uma prática que serve para complementar as dificuldades no ensino regular. “Os professores repassam as informações e observações das atividades no grande grupo, para que na sala de recursos eu possa trabalhar individualmente, com tranquilidade, fazendo uso de outros recursos pedagógicos para auxiliar nas dificuldades apresentadas. Utilizamos jogos de mesa, materiais concretos para manipulação, livros, dentre outros, buscando progredir na aprendizagem”, explica.

Ainda de acordo com a professora, alguns alunos da escola não chegam a frequentar a sala, mas neste sentido os professores são orientados na elaboração de materiais e trabalhos avaliativos. Além disso, Gabriela reforça que procura manter contato direto com a família destas crianças, pois a troca de informações se torna fundamental na construção da aprendizagem.

De acordo com a psicóloga da escola, Tânia Steil, o trabalho desenvolvido na sala de recursos é fundamental para as crianças, pois oferece um olhar diferenciado do profissional que buscará formas de facilitar a aprendizagem. “Retornamos há pouco tempo para a sala de aula. Além das dificuldades cognitivas, temos que considerar que os alunos ficaram por bastante tempo longe das salas de aula, dos colegas e dos professores. É um processo de adaptação, que por vezes conta ainda com momentos de ansiedade”, comenta.

Nesse contexto, a psicóloga reforça a importância do apoio da família nesse momento de retorno para todos os alunos, e destaca a necessidade do atendimento especializado para aqueles que necessitam de um acompanhamento especial.

Os atendimentos na sala de recursos iniciaram em 2020 no educandário, contudo, a sala ainda está recebendo materiais e melhorias, conforme surgem algumas especificidades. “Nossa intenção é facilitar a aprendizagem, complementando as aulas do ensino regular”, finaliza Gabriela.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação – Colégio Medianeira