Logo Folha de Candelária
Geral 12/08/2022 09:23
Por: Odete Jochims

Reconhecimento : candelariense é premiada em evento científico internacional

No mês de julho, Kadine de Carvalho, doutoranda em Letras pela Unisc, apresentou seu trabalho nos Estados Unidos, onde recebeu o prêmio ‘Travel Award’.

  • Kadine de Carvalho
  • No evento, Kadine (com sua orientadora, Rosângela Gabriel), apresentou trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com universidade belga

Um grupo de pesquisadoras vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participou do congresso anual da Sociedade para o Estudo Científico da Leitura (em inglês, a sigla é SSSR), realizado entre os dias 13 e 16 de julho, em Newport Beach, na Califórnia, Estados Unidos. A conferência reúne os nomes mais importantes nos estudos sobre a leitura, agregando diversas áreas, como a Psicologia, a Neurociência, a Linguística, e assim por diante. Acompanhada de colegas e docentes do doutorado em Letras, a doutoranda e professora de inglês na rede municipal de ensino de Candelária, Kadine de Oliveira, 25 anos, recebeu um prêmio destinado a pesquisadores de países emergentes ou em desenvolvimento: o ‘Travel Award’.

A candelariense conta que fez a inscrição para concorrer ao prêmio ainda em 2021. Neste ano, foram dois premiados: Kadine e um pesquisador chinês. Por conta da pandemia, a cerimônia de entrega da premiação ocorreu na edição de 2022. Dessa vez, na Califórnia, Kadine pôde receber presencialmente o seu prêmio de US$ 1 mil. A passagem e a estadia contaram com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS). “No encontro, pude conhecer trabalhos de vários países, os quais abordam diferentes perspectivas. Além disso, foi possível conhecer e interagir com autores de artigos e livros que são referências mundiais no que diz respeito à ciência da leitura”, conta.

Atualmente, Kadine investiga os impactos do aprendizado da leitura no uso da linguagem e no desenvolvimento da memória. Para avaliar essa relação, foi organizado um estudo com dois grupos de adultos: mais escolarizados e menos escolarizados. O objetivo era comparar seu desempenho em tarefas de memória. Segundo Kadine, os resultados mostraram que a memória verbal de sequências são impactadas positivamente pela aprendizagem da leitura e pela escolarização. O trabalho, apresentado este ano na SSSR, é fruto de parceria entre a UNISC e a Universidade Livre de Bruxelas, da Bélgica.

MISSÃO DE ESTUDOS – A comitiva do Programa de Pós-Graduação de Letras da Unisc que foi aos Estados Unidos, composta por Kadine, por sua professora e orientadora Rosângela Gabriel, por Sabrine Townsend e Aline Pereira, também fez uma visita de estudos à Universidade do Estado de Ohio, em Columbus. “Voltei com novos conhecimentos científicos, linguísticos e culturais. E também com vivências maravilhosas compartilhadas com o trio ‘INE’ (Aline, Kadine e Sabrine) e nossa orientadora, professora Rosângela Gabriel”, conclui Kadine. ( Arthur Lersch Mallmann)