Por: Redação
Nos 96 anos de Candelária, Rim e Cristiano projetam futuro de prosperidade
Segunda fábrica da Beira Rio, pavimentação asfáltica de ruas e investimentos no esporte e no turismo estão entre as realizações destacadas
São bastante promissoras as perspectivas de desenvolvimento do município que completou nesta semana 96 anos de emancipação. Ao menos na avaliação dos seus governantes, o prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, e o vice-prefeito Cristiano Becker, entrevistados pela reportagem da Folha na tarde de terça, 6. Após pouco mais de seis meses de governo, Rim e Cristiano avaliam de forma positiva esse período, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia do coronavírus. Destacam, por exemplo, que em poucos meses foi possível realizar o concurso público do magistério e um geral cujas provas estão previstas para o próximo mês, superando, assim, uma carência inadiável e reclamada há vários anos. A par disso, os gestores confirmam importantes realizações em diferentes áreas, projetando, dessa forma, um futuro de mais desenvolvimento e prosperidade em Candelária.
Uma das conquistas de grande impacto para a economia local será a inauguração da segunda fábrica da Beira Rio, prevista para breve. Há quem projete o início das atividades na nova indústria já em agosto próximo. Além da expressiva geração de mais renda para o município, o prefeito Rim valoriza o expressivo aumento de vagas de emprego que a nova fábrica irá gerar. Ainda na área industrial, Rim informa que o município irá abrir nos próximos dias uma licitação para aumentar em cerca de 350 m2 a área construída do prédio cedido à empresa Shoes Calçados. A ampliação promete gerar um incremento de aproximadamente 100 novas vagas de emprego.
Em paralelo à expansão da indústria, Rim e Cristiano não esquecem de destacar a vocação agropecuária de Candelária. Rim lembra sua identificação com a população do interior e Cristiano ressalta que a atividade primária ainda tem uma relevante importância econômica para o município. Por tudo isso, conforme salienta o chefe do Executivo, a administração municipal está empenhada em melhorar e manter em boas condições as estradas do interior, facilitando o ir e vir das pessoas e o escoamento da produção. Outra preocupação permanente do governo, conforme Cristiano, é seguir investindo em redes de água no interior. “Água potável significa saúde e mais qualidade de vida para a população rural”, observou o vice-prefeito.
SAÚDE E EDUCAÇÃO - As áreas da saúde e educação sempre terão status de prioridade no governo. Rim fez questão de salientar a todo momento que a saúde é o maior patrimônio do ser humano. Por isso, conforme registrou, a preocupação com a área é constante, buscando sempre melhorar a infraestrutura da secretaria e o suporte ao Hospital Candelária, além de incorporar novos benefícios como a carteira de vacinação online, recentemente disponibilizada. Na área educacional, a administração está melhorando a estrutura física de algumas escolas e busca ampliar as vagas em creches. Para tanto, já está em andamento a construção de muro e reforma do telhado da Escola La Salle, a reforma elétrica na Emei Zenith Heinze e a reforma dos banheiros na Escola Christiano Graeff. Está sendo projetada, ainda, a ampliação e reforma total da cobertura da Escola Christiano Graeff, ampliação da Emei Zenith Heinze, reforma das instalações elétricas da escola Adolfo Karnopp, reforma e ampliação da Escola Margarida Lersch Boeck no Travessão Schoenfeldt, adequações na Escola Francisco Hübner Filho, na Linha Brasil, para atendimento da educação infantil. A ampliação de vagas em creches, conforme o prefeito, receberá uma atenção especial da administração, que estuda, inclusive, a aquisição de um imóvel na cidade para instalar uma nova escola de educação infantil no perímetro urbano.
ESPORTE E TURISMO - Na área esportiva, um grande avanço promete vir da revitalização do Estádio Darcy Martin, espaço incorporado ao patrimônio do município e que deverá ser entregue à comunidade ainda neste ano. O turismo deverá render também boas perspectivas de desenvolvimento para o município. O prefeito Rim já determinou aos setores competentes que quer viabilizar o projeto de uma escada até o topo do morro Botucaraí, com respeito às normas ambientais. A obra está cadastrada para se habilitar a uma emenda parlamentar e já foi aprovada em duas etapas. “Tenho certeza que esse projeto trará um grande impulso para o nosso turismo”, pontuou o prefeito. Ainda na área turística, o vice-prefeito Cristino salientou que o governo pretende apostar na paleontologia como grande diferencial turístico, com a conclusão e possível ampliação do museu já em construção às margens da RSC 287. Outro projeto em desenvolvimento, que deverá trazer bons resultados na área, segundo Cristiano, é o circuito de cicloturismo, já batizado como Rota de Cicloturismo Vale dos Dinossauros. “Como praticante do ciclismo, vejo que esta atividade tem um grande potencial turístico”, enfatizou o vice-prefeito.
Projeto prevê o asfaltamento de mais ruas da cidade
Um grande investimento em infraestrutura urbana está sendo planejado pelo governo municipal. A meta é pavimentar o máximo de ruas possível da cidade, algumas com asfalto, a exemplo da concluída recentemente na rua Santo Antônio. Segundo ressaltam os gestores, a pavimentação agrega valor às propriedades beneficiadas e também melhora a qualidade de vida das pessoas. Para tanto, a administração municipal já tem aprovado um financiamento de R$ 9 milhões, através da Caixa Econômica Federal. Segundo Rim, foi feito um estudo para identificar a linha de crédito com condições mais favoráveis. Para tanto, frisou, foi fundamental o excelente conceito conquistado pelo município nos últimos anos, relacionado à boa saúde financeira e as contas sempre pagas nos prazos previstos. Conforme acrescentou, caso houvesse interesse, o município teria aprovação para um crédito de até R$ 26 milhões. Cristiano Becker salientou que para ser firmado esse financiamento, a municipalidade ainda terá que obter uma autorização da Câmara Municipal em projeto a ser encaminhado ao Legislativo.
Uma vez disponíveis, os recursos irão abrir caminho para uma série de investimentos. Um dos projetos promete estabelecer uma ligação da Intendente Albino Lenz com a rua Lopes Trovão, estendendo a pavimentação asfáltica e a ciclovia. A obra inclui a construção de uma ponte sobre o arroio Molha Pequeno. Nas imediações, estão projetadas, ainda, oo calçamento com bloqueto da rua 9 de Maio, que dá acesso à ERS 400, e da rua 22 de Abril, em paralelo à Intendente Albino Lenz. Ainda serão contempladas neste amplo projeto, o asfaltamento do prolongamento da rua Botucaraí, após a ERS 400, até a RSC 287. Outra rua que deverá ser asfaltada é a Borges de Medeiros, a partir da avenida Mal. Deodoro até o entroncamento com a rua Botucaraí. A relação de ruas a serem astaltadas também inclui a quadra em frente ao Estádio Darcy Martin e a quadra que dá acesso ao Cemitério Municipal e à Secretaria Municipal de Obras, em uma das extremidades da Intendente Albino Lenz. Por fim, as ruas Potreiro Grande, próxima à ERS 400, Zica Kochenborger, Pastor Bohn e a quadra em frente ao Clube Brasil, na rua Botucaraí, deverão ser igualmente calçadas com bloquetos. Conforme Cristiano Becker, a Secretaria Municipal de Planejamento ainda está estudando a inclusão da pavimentação de outras ruas no projeto do financiamento. Em paralelo a esta ação, o município já concluiu a licitação para o calçamento das ruas Jango Ribeiro, Rui Olavo Becker e Lagoa Vermelha. Em processo de licitação, estão as ruas Edilo dos Santos Machado, Alcebíades Cândido Trindade e Travessa Theobaldo Bringmann.
A verba do financiamento ainda será usada, de acordo com os gestores, para adquirir um caminhão-pipa, visando um melhor atendimento da população nos períodos de estiagem, e uma nova motoniveladora. “Estamos empenhados em realizar essas obras, além de outras que estão sendo projetadas, buscando sempre o progresso da nossa terra”, finalizou o vice Cristiano. Já o prefeito Rim concluiu que o município tem todas as condições para seguir trilhando o caminho da prosperidade iniciado nos últimos anos, confiando nas suas potencialidades e no espírito empreendedor da população local. “Queremos construir esse progresso de mãos dadas com a nossa gente”, completou, em alusão ao slogan da administração Rim e Cristiano.