Logo Folha de Candelária
Geral 22/12/2022 20:11
Por: Charles Silva

Jornada da Solidariedade leva presentes e emoção às famílias do interior

Nos dias 10 e 17 de dezembro os Trilheiros do Império doaram mais de 400 presentes às crianças da zona rural de Candelária

No último sábado, 17, o grupo de motociclistas ‘Trilheiros do Império’ realizou mais uma entrega de presentes da já tradicional Jornada da Solidariedade. A ação está na 14ª edição e tem como objetivo levar a magia do Natal até as crianças que vivem nas comunidades do interior de Candelária, entregandopresentes, doces ou mesmo um abraço do Papai Noel que acompanha o grupo.

Este ano, graças à grande quantidade de presentes que foram arrecadados, a ação, que normalmente era realizada em um único dia, precisou ser feita em duas datas, nos dias 10 e 17 de dezembro. Durante o trajeto, mais de 400 brinquedos foram distribuídos pelos trilheiros, em diversas localidades do interior, entre elas: Linha Brasil, Bernardino, Picada Roos, Amoreira, Palmital, Cabeceira do Salso, Alto da Légua, Vila União, Arroio Grande, Costa do Rio, entre muitas outras.

A comitiva que se reuniu para desempenhar a ação foi formada por membros, familiares e amigos do Grupo Trilheiros do Império, Rádio Sorriso, Rotary Club de Candelária -que se juntou a Radio Sorriso e ao Colégio Medianeira como principais apoiadores do projeto -, além da presença da Vereadora Ginevra da Silveira (PSB)e da Folha de Candelária, que registrou todos os momentos da jornada.

Para Gilberto Herberts, o Catarina, presidente do Grupo Trilheiros do Império, a ação é uma das formas de agradecer a Deus pela saúde de sua família e pela capacidade de poder ajudar o próximo. “Fazemos isso porque gostamos, não esperamos retorno nenhum. Durante o ano, enquanto fazemos trilha, nós ficamos atentos às casas, tentando ver onde estão as crianças, para que possamos levar um presente. Mas, mais do que isso, para darmos um abraço, desejar um bom final de ano para as famílias, porque isso é o verdadeiro espírito do Natal”, afirmou.

 

Magia sobre rodas: Conheça os ‘Noéis’ que percorrem o interior

Para que os Trilheiros do Império consigam alcançar o maior número possível de crianças durante a Jornada Solidária, é necessário que o grupo se divida em equipes para maximizar seualcance. Diante disso, a importante missão de assumir o papel mais esperado pelas crianças, o Papai Noel, é dividida entre Gilberto Herberts, o Catarina, e Gerson José Fernandes.

Catarina é o atual presidente dos Trilheiros do Império e participa da Jornada da Solidariedade desde 2011. Com toda essa bagagem, o trilheiro relata que é impossível não se emocionar ao relembrar algumas vivências que teve através do projeto. “São muitas histórias emocionantes que vivi nestes anos todos. Acompanhei o crescimento de muitas crianças através dos anos, também reencontro adultos e até idosos que nos esperam na beira da estrada para nos ver passar. Tudo isso é muito gratificante”, relatou.

O trilheiro também faz um relato sobre uma parcela mais vulnerável e, muitas vezes, invisível da população de Candelária. “Existem partes do nosso interior que, infelizmente, são muito pobres. Tem coisas que a gente que mora na cidade nem imagina. Só quem acessa estes locais consegue enxergar estas situações. Para algumas crianças, o presente que recebem da gente é o único que receberão no Natal. Encarando essa realidade de frente,às vezes a única reação que temos é chorar. Por isso lutamos tanto para realizar este trabalho”, contou emocionado.

Para Gerson José Fernandes, o outro Papai Noel do grupo, interpretar o ‘bom velhinho’ é uma experiência sem igual. Embora já tenha perdido as contas de quantos anos fazem que atua como ‘Noel’, ele conta que começou a participar da Jornada da Solidariedade em 2008. De acordo com Gerson, “a alegria e o carinho que recebo ao encarnar o personagem são impagáveis. Não tenho como descrever as emoções e experiências que vivi como Papai Noel. No entanto, posso dizer com sinceridade que elas me tornaram uma pessoa melhor”, afirmou.

Embora cumpra o papel mais prestigiado pelas crianças, Gerson afirma que não é ele quem merece o destaque. “Eu fico com a parte boa, recebo os abraços e os sorrisos emocionados. Mas os verdadeiros heróis são as pessoas que fazem as doações. São eles que propiciam estas ações e que realmente merecem nosso reconhecimento”,assegurou.

 

Emoção: Participantes falam sobre a experiência de integrar a ação

Todos os anos a jornada Solidária mobiliza dezenas de pessoas. O sucesso do projeto é construído por diversos braços:as entidades parceiras, as pessoas que doaram os brinquedos, e o grupo que efetivamente participa das entregas. De acordo com quem participa pela primeira vez da Jornada da Solidariedade, a experiência é impactante e transformadora; contudo, mesmo quem está no projeto há anos afirma que esse sentimento não desaparece.

Para a comunicadora da Rádio Sorriso, Aline Schultz, que participa da jornada desde 2020, as vivências que teve através do projeto são indescritíveis. “Desde que comecei a fazer parte da ação, vi muitas coisas que mudaram a forma que enxergo a vida. Por isso lutamos tanto para não suspender o projeto, mesmo durante as restrições da pandemia. Não buscamos nenhum retorno financeiro com esta parceria. Em alguns dos lugares que percorremos, não existe sinal de internet ou telefone, mas a rádio consegue se fazer presente na vida das pessoas. Então este trabalho também é uma maneira de agradecer à comunidade pela sua audiência e pelo carinho que recebemos todos os dias”, relata Aline.

Fabiano Costa de Castro, um dos integrantes do Rotary Club presentes na ação, participou da Jornada pela primeira vez e afirmou que, embora a entidade esteja sempre disposta a auxiliar a comunidade, esta ação promovida pelos trilheiros é especial. “Através do Rotary, nós realizamos diversas ações solidárias durante o ano. No entanto, fazer parte da Jornada da Solidariedade foi uma experiência única e muito gratificante. Estafoi a primeira edição que o Rotary entrou como parceiro, mas, tenho certeza, passaremos a integrar o projeto assiduamente nos anos que virão”, apontou.

Outra estreante da jornada foi a estudante Vanessa Priebe, de 15 anos. Junto com o irmão Vinicius, de apenas6 anos, e o namorado Erick, 18 anos, foram motivados por seu pai, Leandro Priebe, a percorrer juntos o interior de Candelária para tentar colocar os sorriso no rosto de algumas famílias. A jovem falou sobre suas impressões sobre o projeto. “Foi muito bom ver o sorriso das crianças esperando nossa chegada. Perceber como um pequeno gestotem potencial para mudar o dia de alguém.É algo que não dá para esquecer. Ano que vem estaremos aqui novamente para fazer parte deste trabalho”, afirmou.