Por: Diego Foppa
Maria e João são os nomes mais comuns em Candelária
Dados fazem parte do site Nomes do Brasil, divulgados na última terça, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Maria, João e Silva. Estes são os nomes e sobrenome mais populares entre os moradores de Candelária. Os dados fazem parte do Nomes do Brasil, divulgado na última terça, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa tem como base o Censo Demográfico 2022 e contém a relação de todos os moradores até 1º de agosto de 2022. O ranking leva em consideração as denominações de todos os moradores dos 90,7 milhões de domicílios registrados pela pesquisa.
Em relação aos dados da Terra do Botucaraí, os dados mostram que Maria é o nome feminino mais comum, com 589 delas no município. Já João é o nome masculino mais frequente, correspondendo a 310 moradores.
REGIÃO - Maria é o nome mais comum do país, com mais de 12 milhões de pessoas. De cada cem brasileiros, seis são Marias. Já entre os homens, o nome mais comum é José, com pouco mais de 5 milhões de pessoas. E entre os sobrenomes, os vencedores são Silva e Santos. Na região, em Cerro Branco e Novo Cabrais, os nomes mais populares também são Maria e José e o sobrenome mais popular é Silva.
MAIS - O projeto Nomes no Brasil tem por base as listas de moradores dos domicílios em 1º de agosto de 2022, data de referência do Censo 2022. Foram registrados, em dois campos distintos, o nome e o sobrenome completo de todos os moradores do domicílio informados pelo entrevistado na data de referência. Ressalta-se que, para fins de divulgação, do campo ‘nome’ considerou-se apenas o primeiro nome informado e, para o campo ‘sobrenome’ foi feita uma frequência dos sobrenomes, não importando a ordem em que foram registrados.
As formas variantes dos nomes foram contabilizadas distintamente, conforme registradas na lista de moradores do domicílio no momento da coleta do questionário. Desse modo, nomes como Ana ou Anna, Ian ou Yan, Luis ou Luiz, entre outros, foram considerados com a grafia original da coleta. Também não foram previstos sinais diacríticos (acento agudo, acento circunflexo, acento grave, cedilha, trema e til); assim, nomes como Antônio, Cauã, Luís, Luísa, entre outros, foram considerados sem tais sinais.

