Logo Folha de Candelária
Geral 12/07/2019 15:54
Por: Redação

Candelarienses participam do projeto Verde é Vida

11ª Mostra Científica aconteceu no Ginásio da Ulbra, em Cachoeira do Sul

  • Fotos: André Beskow / Secretaria Municipal de Educação
  • Fotos: André Beskow / Secretaria Municipal de Educação
  • Fotos: André Beskow / Secretaria Municipal de Educação
  • Fotos: André Beskow / Secretaria Municipal de Educação
  • Fotos: André Beskow / Secretaria Municipal de Educação

Criado em 1991, o projeto Verde é Vida tem por objetivo desenvolver a educação sócio-ambiental, visando à preservação do ambiente, educação no meio rural, sustentabilidade, diversificação e a valorização dos agricultores. O trabalho é realizado com palestras, pesquisa, experiências, programas de sensibilização ambiental (PSA) e de ação socioambiental (PASA), Coleta de Óleo Saturado; bolsa de sementes, grupos ambientais, trabalhos científicos, distribuição de mudas e material didático pedagógico. O Projeto Verde é Vida trabalha em parceria com municípios, escolas, alunos, professores e a comunidade escolar. ​

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) em parceria com os municípios dá início as etapas regionais das Mostras Científicas do projeto Verde é Vida. O Ginásio poliesportivo da ULBRA, de Cachoeira do Sul / RS, sediou no dia 11 de julho, a 1ª Fase da Etapa Regional da 11ª Mostra Científica Verde é Vida. O encontro reuniu alunos, professores e avaliadores dos 41 trabalhos apresentados dos municípios de Candelária, Agudo, Paraíso do Sul e Cachoeira do Sul, representando a Região de Atuação Cachoeira do Sul.

As ações de cada atividade envolvem diversas temáticas, especialmente nas áreas: ambiental e de saúde, até como forma de conscientização a toda uma comunidade.

Após a avaliação, foram selecionados nove trabalhos para a 2ª Fase, que será realizada no dia 03 de setembro, em Paraíso do Sul: Composteira: A Solução para o lixo Orgânico. EMEF. Carlos Altermann (Paraíso do Sul); Alunas: Taís Alice Schimidt e Lara Milbradt. Professora Orientadora: Loiva Callonti Huff. Patrulha Ecológica: Um por Todos e Todos pelo Futuro da Natureza e do Planeta. EMEF. Percílio Joaquim da Silveira (Candelária); Alunos: Henrique de Souza Machado e Emanuelly dos Santos Barbosa. Professora orientadora: Eliandra Beling. Reciclagem e Reaproveitamento: Um Projeto Desde Sempre para Sempre. EMEF. EMEF. Percílio Joaquim da Silveira (Candelária); Alunas: Larissa Dias Guedes e Marissol Madaika Roehrs. Professora orientadora: Andréa D. Schneiders Huwe. Physalis sua Saúde Equilibrada e seu Negócio Facilitado. EEEM Fábio Nackpar dos Santos (Candelária); Alunas: Flávia Beatriz da Rosa Padilha e Kailani Janaína dos Santos. Professora Orientadora: Débora Bibiano Cezar.Segurança e Saúde no Trabalho Agrícola. EMEF. São Paulo (Candelária); Alunas: Camila Roehrs e Tainá Schmachtenberg. Professora orientadora: Marione Michel Schwantes; Bioconstruções. EMEF. Três de Maio (Agudo); Alunos: Fabiano Prodorutti Kemmerich e Fernando Prodorutti Kemmerich. Professora Orientadora; Ana Letícia Rodrigues. Alimentação das Plantas e Diferentes Solos. EMEF. Alberto Pascoallini (Agudo); Alunas: Isadora Sophia Muller e Ana Julia Witke. Professora Orientadora Lurdes Maria da Rosa. Energia Solar Fotovoltáica e a Sustentabilidade. EMEF. Alberto Pascoallini (Agudo); Alunas: Taís Schetbaum Anacleto e Diana Denise Radiske. Conhecendo para Valorizar. EMEF. Imperatriz (Cachoeira do sul). Alunos: Lucas Dias de Almeida e Juliane Machado de Menezes. Professora Orientadora: Dóris Brasil.

Fonte: André Beskow / Secretaria Municipal de Educação