Logo Folha de Candelária
Geral 03/11/2023 10:49
Por: Diego Foppa

Candelária tem mais mulheres do que homens

Números divulgados pelo IBGE também mostram que a média de idade no município é de 39 anos

Novos dados do Censo de 2022, divulgados na semana passada, revelaram uma característica marcante da população brasileira - o país se apresenta como majoritariamente feminino. Com uma população total de 203 milhões de habitantes, o Brasil conta com 104,5 milhões de mulheres e 98,5 milhões de homens, o que resulta em uma proporção de 94 homens para cada 100 mulheres a nível nacional.

“Isso está relacionado com a maior mortalidade dos homens em todos os grupos etários: desde bebê até as idades mais longevas, a mortalidade dos homens é maior. Além disso, nas idades adultas, a sobremortalidade masculina é mais intensa. E, com o envelhecimento populacional, a redução da população de 0 a 14 anos e o inchaço da população mais idosa há um aumento da proporção de mulheres, já que elas sobrevivem mais em relação aos homens”, analisa a gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Izabel Marri.

Na região, essa tendência se reflete na maioria dos municípios, com predomínio do sexo feminino. Em Candelária, por exemplo, a população feminina soma 14.744, enquanto a masculina totaliza 14.162. Em Novo Cabrais, os números indicam 1.796 mulheres e 1.772 homens. A exceção é Cerro Branco, que tem uma população com sua maioria formada pelo sexo masculino. São 1.921 homens e 1.881 mulheres. 

O IBGE vem divulgando os dados apurados no Censo 2022 de forma progressiva. Os últimos números divulgados dizem respeito aos resultados da população por idade e por sexo. De acordo com o IBGE, são dados que servem de subsídios para o planejamento de programas habitacionais, sistemas de transporte, ações afirmativas e políticas públicas voltadas para a saúde, a educação e o mercado de trabalho. Também são importantes para calcular projeções populacionais e para definições sobre alocação de recursos. O Brasil costuma realizar o Censo Demográfico de dez em dez anos. O objetivo é oferecer um retrato da população e das condições domiciliares no país. O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro, devido à pandemia de Covid-19, e depois por questões orçamentárias. A operação censitária teve início em junho do ano passado. Com diversos atrasos, devido a dificuldades para concluir as visitas domiciliares em todos os 5.570 municípios do país, a coleta dos dados se encerrou apenas em fevereiro desse ano.