Logo Folha de Candelária
Geral 13/11/2021 10:06
Por: Redação

Covid-19: semana com 10 registros novos e dois óbitos

Incidência da contaminação em Candelária registra queda pela sexta semana consecutiva

A contaminação de coronavírus em Candelária segue apresentando uma diminuição, medida pelos números de novos casos. Nos últimos sete dias, foram notificados 10 registros da doença, total que representa uma queda pela sexta semana consecutiva. Na última semana, no período entre 5 de novembro a 11 de novembro, o município somou 10 novas notificações pela covid-19. No comparativo com o período de duas semanas atrás, quando foram contabilizadas 19 novas contaminações, a diminuição é de 47,36%, resultado que representa uma tendência de queda na incidência da contaminação pelo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde notificou durante a semana mais dois óbitos por complicações associadas ao novo coronavírus. Os óbitos de um homem 73 anos, que faleceu na segunda, 8, em Cachoeira do Sul, e de outro homem de 79 anos, que morreu igualmente em Cachoeira do Sul na quinta, 11, elevaram para 78 o total de vítimas fatais do município, por complicações associadas à covid-19.

Novo Aviso para Cachoeira do Sul e Alerta para a região de Pelotas

O governo do Estado divulgou, após reunião do Gabinete de Crise na quarta, 10, a emissão de um Alerta para a região de Pelotas. Já a região de Cachoeira do Sul recebeu um segundo Aviso por parte do Grupo de Trabalho (GT) Saúde. As outras 19 regiões não receberam Avisos ou Alertas. A reunião foi coordenada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. O Alerta, uma das etapas do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul, é emitido pelo Gabinete de Crise após deliberação do grupo, provocada por sinalização do GT Saúde, que monitora constantemente os dados da pandemia. Em situação de Alerta, a região tem 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de ação a ser tomado.

A região de Pelotas apresentou, ao longo da última semana, uma piora em diferentes indicadores. Em meio a esta realidade, o que chamou atenção do GT Saúde com relação à região foi a baixa procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19 entre os idosos com 70 anos ou mais. Ela está em último lugar no ranking entre as regiões, com 25,7% de vacinados com a dose de reforço, frente à média estadual de 45,1%. Sendo assim, o grupo sugere que o plano de Ação a ser elaborado na região procure estimular a cobertura vacinal, especialmente da terceira dose. A região covid-19 de Cachoeira do Sul (R27), localizada na Macrorregião Vales, apresentou crescimento de 42,9% no número de internados com coronavírus em UTI, levando a região a atingir 125% de taxa de ocupação, conforme os técnicos do GT Saúde. Por essa razão, recebeu um Aviso, o primeiro passo do Sistema 3As. É a segunda semana consecutiva que Cachoeira do Sul recebe um Aviso.