Por: Redação
Em reunião tensa, municipalização da Escola Cristo Rei é aprovada
Já a partir do próximo ano, município assume a responsabilidade pela escola estudual da região serrana de Candelária
Um encontro na manhã de quinta, 11, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristo Rei, da Vila União, reuniu representantes da comunidade escolar, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, a secretária municipal de Educação, Carla Martin Goelzer, a diretora geral da SME, Andrea Berle, e a subprocuradora do município, Tanaela Müller. Em pauta, o projeto de municipalização da escola, proposta que não estava sendo bem recebida pela comunidade. A contrariedade em relação ao projeto causou, inclusive, um clima tenso na reunião.
O coordenador Luiz Ricardo explicou no encontro que a proposta da Escola Cristo Rei passar à responsabilidade do município faz parte da política de municipalização e das formas de colaboração entre Estado e Município, que estão amparados na LDB/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por sua vez, a secretária Carla informou que a municipalização da Cristo Rei irá abrir caminho para a absorção gradativa de todos os estudantes da região serrana, centralizados numa unidade escolar. Segundo acrescentou, dessa forma será possível o município realizar investimentos importantes no ensino da região.
A preocupação de alguns pais é de um eventual prejuízo na qualidade do ensino. Já os professores e funcionários demonstram insegurança em relação aos seus direitos e eventuais prejuízos a partir da municipalização. No entanto, colocada em votação, a municipalização acabou aprovada pela maioria dos presentes. Na prática, a partir de 2022, o educandário assume a denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei. De acordo com a secretária Carla, o município planeja, tão logo seja possível, viabilizar o ensino desde a educação infantil (pré 4 e 5 anos) até o 9º ano. Para tanto, será feito um estudo do espaço físico disponível na escola. Atualmente, a escola oferece ensino do 1º ao 9º ano, sendo que o 1º e 2º ano já são do município. No total, a escola atende 155 alunos, dos quais 27 já pertencem à rede municipal de ensino desde 2019.
Em relação aos professores e funcionários efetivos, conforme a secretária de Educação do município, não haverá prejuízos. A municipalidade tem interesse que que todos continuem atuando no educandário. Já há algum tempo o estado trabalha com a ideia de repassar o ensino infantil e fundamental para os municípios e se responsabilizar apenas pelo ensino médio. É esta política que deve se intensificar daqui para a frente e a municipalização da Cristo Rei se torna mais um passo nesta direção.