Logo Folha de Candelária
Geral 19/08/2022 09:02
Por: Odete Jochims

Há vagas, número de empregos formais já supera pré-pandemia

Em comparação com janeiro de 2020, município já possui quase 600 novos postos de trabalho com carteira assinada

Ofertas de emprego, seja em anúncios de carros de som, pela internet, ou em cartazes, têm se tornado rotina nos meses recentes. Isso porque, no último ano, a oferta de empregos vem crescendo de forma consistente em Candelária. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), puxado pela indústria, o município vem apresentando saldos positivos na criação de postos de trabalho em 2022.

Para o secretário de Indústria e Comércio de Candelária, Flávio Karnopp, os números do CAGED trazem boas notícias. “Até julho deste ano, o saldo da nossa criação de empregos formais em 2022 é de 470, superior ao saldo de 2020 e 2021 juntos. Além disso, em comparação com municípios como Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Venâncio Aires e Vera Cruz, somos o único município com saldos positivos em todos os meses deste ano”, ressalta. Karnopp também salienta que tem sido comum o número de vagas de emprego disponíveis superaram o número de candidatos no Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Os dados do CAGED apontam, inclusive, que o número de empregos já é superior ao contexto pré-pandemia. Em janeiro de 2020, Candelária possuía 3.643 empregos com carteira assinada. Com a chegada da pandemia de covid-19, em julho do mesmo ano o número já havia reduzido para um total de 3.339. Entretanto, na atualização mais recente da base de dados, de julho de 2022, os empregos com carteira assinada já chegaram a 4.236 – ou seja, 593 empregos formais a mais do que em janeiro de 2020.

por : Arthur Lersch Mallmann