Por: Diego Foppa
Município apresenta estabilidade e avanços no Ideb
Anos iniciais do Ensino Fundamental puxaram melhora nas notas; Guia Lopes, da rede estadual, apresentou o melhor índice
Na semana passada, quarta, 14, o governo federal divulgou os resultados do Ideb de 2023. O índice é o principal instrumento de monitoramento da Educação Básica. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a média de Candelária ficou em 6,1 – acima da média estadual e nacional, que é 6. A rede municipal apresentou um avanço de 4,8 para 5,4, com destaque para a Escola Percílio, da Vila Fátima, que subiu 1,4 pontos desde a última avaliação.
Especificamente no âmbito dos anos iniciais, o grande destaque vai para a escola Guia Lopes, da rede estadual, que obteve 7,9. O número não apenas representa um acréscimo de 0,8 desde a última avaliação, feita em 2021, mas coloca a escola empatada entre as 20 melhores do estado nos anos iniciais. Nos anos finais do Ensino Fundamental, entretanto, o município fica em 4,8, abaixo da média estadual (4,9) e nacional (5). Apesar de algumas variações pontuais, a média se manteve estável em relação a 2021. Por fim, no caso do Ensino Médio estavam disponíveis apenas os números da Escola Fábio Nackpar dos Santos (4,1) e Guia Lopes (5,2). As médias estaduais e nacionais ficaram em 4,2 e 4,3, respectivamente.
Segundo avaliação da coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), o desafio dos anos finais do fundamental (e por extensão, do ensino médio) tem a ver com questões da faixa etária. É entre os adolescentes, por exemplo, que ocorrem problemas maiores de frequência e abandono escolar, além de dificuldades socioemocionais. Por esse motivo, está havendo um recente direcionamento de esforços para os anos finais por parte da esfera pública como um todo.
SAIBA MAIS - Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.