Logo Folha de Candelária
Rural 03/03/2023 09:34
Por: Arthur Lersch Mallmann

No município, fevereiro já é mês para semear as mudas de tabaco

Na Picada Escura, assim como em outras localidades, o plantio antecipado vem ganhando mais adeptos

  • Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária
  • Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária
  • Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária
  • Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária

A cada safra, o plantio antecipado da cultura do tabaco vem ganhando mais força. O fumicultor Vandel Guedes Rodrigues, 48 anos, da Picada Escura, passou a experimentar com variedades de inverno na safra anterior. Em um primeiro momento, plantou 30 mil pés – e gostou do resultado. “É uma forma de escapar do calor de dezembro, que é onde cai a qualidade”, explica o agricultor. Ele acrescente que suas plantas ficaram 6 meses na lavoura, o que possibilitou com que a variedade que utiliza desenvolvesse mais folhas e ganhasse mais peso.

Em 2023, a ideia é plantar mais do que o dobro da safra anterior: 70 mil pés. Para tanto, a semeadura das mudas de tabaco já iniciaram no dia 14 de fevereiro e, desde então, estas se desenvolvem nas bandejas. “No ano passado nós iniciamos o plantio no dia 27 de abril; este ano, queremos iniciar ainda mais cedo, a partir do dia 20 de abril”, afirma Vandel.

O agricultor nota que a prática vem ganhando forças através do boca a boca entre os produtores. Uma vez que quem adota o plantio antecipado tem gostado dos resultados, a palavra se espalha com rapidez.  “Aqui na Picada Escura outros fumicultores vêm falar comigo: ‘como você conseguiu as sementes desta variedade?’. E aí a gente vai se falando”, pontua. 

 

Custo de proodução 

A reportagem pediu ao fumicultor que avaliasse o custo de produção para a nova safra. Como já apontado em matéria anterior sobre o tema, o preço dos insumos apresentaram uma queda. Contudo, Vandel ressalta que outros elementos que compõem o sistema da produção do tabaco, como a lenha, o combustível e a mão-de-obra, seguem altos.