Logo Folha de Candelária
Geral 16/08/2021 11:59
Por: Redação

Fogo simbólico da Pátria chega a Candelária

A centelha trazida pela Liga da Defesa Nacional foi recebida pelo prefeito Rim e confiada à BM até a abertura da Semana da Pátria

Com objetivo de exaltar e cultuar as tradições nacionais, o Município de Candelária recepcionou, em ato cívico na manhã de segunda, 16, junto ao coreto da Praça Alberto Blanchard da Silveira, o Fogo Simbólico da Pátria que abre as comemorações referentes à Semana da Pátria. A centelha - escoltada pelo Corpo de Bombeiros de Candelária até a praça – foi trazida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, representada no ato por Claudio Tione Scherer. A cerimônia foi iniciada com o hasteamento das bandeiras em meio à execução do Hino Nacional.

O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu no ano de 1937, por iniciativa de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. Levada a ideia à Liga de Defesa Nacional, entidade criada pelo poeta Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, a proposta foi acolhida com entusiasmo e complementada com o acréscimo de que o “Fogo Simbólico da Pátria” deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento denominada Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, cuja 1ª edição ocorreu em 1838, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre. Todos os anos dois temas são escolhidos para reflexão. Neste ano, o tema nacional é o Hino Nacional e o tema estadual é a Força Expedicionária Brasileira – a FEB – e a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial. Em sua fala, Cláudio Scherer pediu que o município receba com ardor esta chama patriótica e sagrada, agradecendo também a acolhida da comunidade candelariense. Na sequência, o prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, ao lembrar dos temas da 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, valorizou o ato, destacando que um povo sem memória é um povo sem história.

Após os pronunciamentos, a centelha foi entregue ao prefeito Rim que a repassou ao sargento Ivonei Mazzaro, representando a Brigada Militar, onde a chama será guardada até a abertura da Semana da Pátria no município. A cerimônia – que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal Celso Gehres e outras lideranças - foi encerrada com a execução do Hino Riograndense pelo Pelotão Mirim da Brigada Militar.