Logo Folha de Candelária
Região 16/10/2020 08:16
Por: Diego Foppa

Sérgio da Rosa: envolvimento com Novo Cabrais desde antes da emancipação

Sérgio da Rosa, do MDB, é o segundo entrevistado da série que apresenta o perfil e trajetória dos postulantes à Prefeitura de Novo Cabrais

  • Sérgio da Rosa foi prefeito do município na gestão 2009/2012
  • Na política partidário, Sérgio começou a se envolver após a década de 90, quando já estava casado com Vanise Konzen

Foi ao percorrer o interior de Novo Cabrais, então distrito de Cachoeira do Sul, no fim da década de 70, que Sérgio da Rosa decidiu que faria do município seu lar. “Vim com minha família, pois meu avô havia adquirido uma área de terra para plantar arroz na localidade de Capão do Veado”, relembra. Natural de Jacuizinho, Sérgio ressalta que não demorou muito para criar vínculos com a população da região em que morava e se envolver em algumas ações. “Por muitos anos fiz parte da diretoria da comunidade Nossa Senhora Aparecida, e foi muito gratificante ter me envolvido com um grupo que se engajou para angariar recursos e, consequentemente, erguer a igreja da localidade”, destaca.  

Segundo mais velho dos cinco filhos de Petri Antão Moreira da Rosa e Noêmia Fernandes da Rosa, - in memoriam, Sérgio ressalta que também foi um dos pioneiros na luta pela implantação da telefonia rural no então distrito de Cachoeira do Sul no início da década de 90. “Outro passo importante para o desenvolvimento da região na época”, afirma. No entanto, foi somente após a década de 90, quando já estava graduado em Administração e casado com a atual esposa Vanise Konzen da Rosa, que Sérgio de fato começou a se envolver com a política partidária. “A convite do ex-prefeito de Cachoeira do Sul, Acido Witteck, fundei o PMDB (hoje MDB), juntamente com o Gelada Agne, no então distrito. Também ingressei como membro de uma comissão que visava emancipar Novo Cabrais, pois acreditávamos que a nossa região precisava de mais auxílio e até então, estava praticamente desamparada”, disse. 

Com a emancipação de Novo Cabrais, Sérgio sempre participou diretamente ou indiretamente das eleições municipais. No segundo pleito da história do município, quando ajudou o irmão Cilom da Rosa a se eleger como vereador. Em 2004, Sérgio encabeçou a chapa que tinha Nilton Calonti como vice, mas acabou perdendo a eleição para a dobradinha Valério Lawall/Celso Cerentini. Quatro anos mais tarde, Sérgio foi eleito prefeito, tendo Leodegar Rodrigues como vice. Na ocasião, venceram por 745 votos de diferença. Depois, em 2012, apoiou a chapa com Leodegar e Cilon, que foi eleita. Na eleição passada, Sérgio concorreu com o vice Altamir Machado, mas acabaram superados por André Lacerda e Larri Schoenfeldt. 

 

Experiência na vida pública  

Durante sua vida pública, Sérgio também trabalhou na Coordenadoria Regional da Saúde (8ª CRS) e Coordenadoria Regional do Sine, ambas em Cachoeira do Sul, no governo de José Ivo Sartori. “Foram passagens marcantes e também de muito aprendizado, pois pude trabalhar em benefício de uma gama ainda maior de pessoas”, resume. 

 

RAIO X 
Time: Grêmio| Música: Tradicionalista | Filme: Dança com Lobos | Ídolo: Deus | Hobby: Ir à praia | Pior defeito: Pavio curto | Maior qualidade: Honesto.

 

PRINCIPAIS PROPOSTAS PARA A SAÚDE, INFRAESTRUTURA E EDUCAÇÃO

SAÚDE – Promover a saúde e prevenir as doenças, adotando metas baseadas nos indicadores de longevidade e na diminuição de doenças; criar redes de saúde da família para tornar o atendimento próximo ao lugar onde as pessoas vivem e trabalham; ampliação do número de tipos medicamentos disponível nos postos de saúde; mais investimento no consórcio intermunicipal de saúde; contratação de médico pediatra e cardiologista, renovação da frota de veículos de saúde, entre outras. 

INFRAESTRUTURA - Fomentar incentivos às pequenas e médias empresas; promover ações conjuntas com a Emater e órgãos afins, os quais busquem assistência técnica a produtores, bem como estímulo ao uso da informática/internet/bancos de dados/meteorologia; apoiar programas de desenvolvimento rural que privilegiem a diversificação da produção; estimular a comercialização direta de produtos, pelos próprios produtores, em feiras de abastecimento, implantar centro de distribuição às margens da RSC-287, entre outras. 

EDUCAÇÃO – Ampliar o transporte universitário; garantir o transporte escolar da zona rural para todas as crianças do município; incentivar e apoiar a formação continuada dos profissionais da educação; equipar o laboratório de informática da Escola Municipal; mobiliar escolas; realizar concurso público para suprir vagas de professor, entre outras.

*Os três temas foram escolhidos pela reportagem da Folha, e os mesmos serão abordados pelos demais candidatos. 

PLANO DE GOVERNO COMPLETO 

 

Por que quero ser prefeito? Me sinto preparado para novamente comandar esta terra pela qual sou apaixonado. Acredito que, juntamente com minha vice e toda equipe de governo, posso fazer muito pelo município da mesma maneira que fiz quando fui prefeito. Tenho muita energia, força de vontade e conhecimento para colaborar com o crescimento do município e o bem-estar da população”. (Sérgio da Rosa) 

A VICE -  Atual presidente do Progressistas no município, Angélica Maria Cerentini de Franceschi tem 59 anos e está exercendo seu segundo mandato como vereadora. Em 2019, ela foi presidente do Legislativo cabraisense. De família agrícola, Angélica é graduada em Processos Gerenciais, proprietária de um salão de beleza e líder comunitária conhecida por atuar principalmente na região de Cortado.   

SAIBA MAIS – O próximo entrevistado será o candidato do PSD, Valério Lawall. A reportagem circulará na próxima edição da Folha, dia 23. Após, os candidatos de Cerro Branco também serão entrevistados pela reportagem.