Logo Folha de Candelária
Geral 28/10/2021 21:04
Por: Redação

CONAE 2022 realiza etapa municipal

Por meio da CONAE 2022, o FNDE e o Ministério da Educação – MEC buscam garantir a melhoria contínua da qualidade da Educação brasileira, com referência social

  • A secretária municipal de Educação, Carla Goelzer Martin
  • Adriana Ristow em pronunciamento
  • Um expressivo público prestigiou o evento

A Conferência Nacional de Educação – CONAE - é um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar da educação nacional. A CONAE 2022 terá uma etapa nacional que será precedida por conferências municipais, intermunicipais e preparatórias livres. Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, o Fórum Municipal de Educação de Candelária promoveu a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae). A etapa intermunicipal em Candelária ocorreu no turno da manhã, de forma virtual, através do canal do Youtube da União dos Conselhos Municipais de Educação, Seccional Rio Grande do Sul- UNCME/RS, e à tarde de forma presencial nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Candelária.

Na etapa intermunicipal, conduzida pela Coordenadora da UNCME/AMVARP, Denise Cristine Diehl, pronunciaram-se o coordenador regional de Educação, Luiz Carlos Pinho de Moura, e o Coordenador da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação UNDME, seccional AMVARP, Emerson Eloi Henrique. Após a apresentação do Regimento Interno, a coordenadora estadual da UNCME-RS, Fabiane Bitello Pedro, falou sobre os três eixos. No turno da tarde, na etapa municipal, pronunciou-se a secretária de Educação de Candelária, Carla Martin Goelzer.

A fim de garantir uma melhor organização da conferência, os três eixos foram divididos em três grupos, cada um com sua temática. O Eixo 1 – O PNE 2024-2034 é uma avaliação das diretrizes e metas. O Eixo 2 possui o nome de “Uma Escola para o Futuro: Tecnologia e conectividade a Serviço da Educação”. Já o Eixo 3 tem como proposta a criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Após a análise e estudo dos três eixos, foram apresentadas as emendas substitutivas, votadas e aprovadas pelos demais participantes. Elas serão encaminhadas para a etapa estadual.