Logo Folha de Candelária
Geral 07/09/2023 17:55
Por: Charles Silva

Comunidade se mobiliza em prol das vítimas das enchentes

Pontos de coleta foram disponibilizados em diversos locais do município e irão destinar donativos as famílias atingidas

Os fortes temporais que atingiram o Rio Grande do Sul durante a última semana causaram diversas morte e estragos em diversas áreas do estado, sendo o Vale do Taquari, a região mais atingida. De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado, até o fim da tarde de quinta, 7, a tragédia já havia resultado em 39 vítimas fatais, além de nove pessoas desaparecidas. Diante disso, uma grande mobilização foi iniciada por diversas entidades públicas e privadas para levantar donativos e oferecer auxílio a estas regiões.

Pontos de coleta foram disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Candelária, Câmara de Vereadores e Bombeiros Voluntários, assim como, múltiplas empresas, ONGs e clubes de serviço estão arrecadando alimentos, água, produtos de higiene e limpeza, roupas, cobertores e colchões. Os primeiros donativos arrecadados no município chegaram à região do Vale do Taquari ainda nesta quinta, junto a mais uma força tarefa dos Bombeiros Voluntários do RS, composta por uma equipe candelariense que pelos próximos dias estará auxiliando as vítimas da tragédia.

De acordo com o vice-prefeito de Candelária, Cristiano Pinto Becker, que na quinta, 7, esteve em Muçum, uma das cidades mais afetadas pela cheia do Rio Taquari, o cenário é devastador. “É uma tristeza, em alguns lugares não sobrou cidade para ser reconstruída. Conforme o nível da água baixa e pode-se avançar nas buscar por sobreviventes e dar início a limpeza, só encontramos destruição. Agora é preciso que todos nos mobilizemos para prestar auxílio à estas famílias”, concluiu.

Candelária - Os Bombeiros Voluntários de Candelária, juntamente com uma equipe da Defesa Civil, atenderam a diversos chamados durante a noite da última segunda, 4, momento em que as chuvas atingiram a maior intensidade no município. Conforme informações repassadas pelos bombeiros, o Rio Pardo chegou a atingir 5,3 metros acima do nível normal, fazendo com que duas família tivessem que ser realocadas à casa de familiares. No entanto, com a redução da chuva, ainda na terça, 5, a situação já estava normalizada.